Quem é Fernando Haddad?
Fernando Haddad será o ministro da Fazenda do governo Lula. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo presidente eleito, após pressão para que os primeiros nomes fossem apresentados...
Fernando Haddad será o ministro da Fazenda do governo Lula. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo presidente eleito, após pressão para que os primeiros nomes fossem apresentados.
O nome do ex-prefeito de São Paulo já era ventilado desde o início da transição, porém, sofria resistências no mercado financeiro e, até mesmo, de aliados de Lula. Após ser cobrado a definir um rosto para a pasta econômica a fim de destravar as negociações da PEC no Congresso, o presidente enviou Haddad para evento realizado pela Febraban, com intenção de mostrar que o ex-ministro da Educação poderia ser também um bom articulador em assuntos econômicos.
Ontem (9), Haddad foi a um encontro com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, onde definiu uma agenda de transição para a pasta.
Saiba tudo sobre Fernando Haddad:
Haddad é professor de Ciência Política na USP, formado em Direito e mestre em Economia pela mesma universidade. Foi durante a vida acadêmica que entrou na militância ao assumir a presidência do Centro Acadêmico e filiar-se ao PT.
No primeiro ano de governo Lula, em 2003, o professor foi nomeado como assessor especial do Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão, comandado por Guido Mantega, quando foi redator da lei das Parcerias Público Privadas (PPPs).
Em 2004, assumiu a Secretaria Executiva do Ministério da Educação, sob gestão de Tarso Genro. Nesse período, coordenou o projeto de criação do Prouni. Em julho de 2005, Haddad assumiu a pasta como ministro, onde ficou no início do governo de Dilma Rousseff.
O petista deixou a pasta para assumir a prefeitura de São Paulo em 2013, onde permaneceu até 2016.
Revés eleitoral
Ao disputar a reeleição na capital paulista, Haddad perdeu para João Doria logo no primeiro turno, com 16,70% contra 53,29%.
Em mais uma disputa eleitoral, o ex-ministro se candidatou à Presidência da República pelo PT, em 2018 — já que Lula estava fora de cena ao ser preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Haddad ficou com 44,87% dos votos válidos, atrás de Jair Bolsonaro, que foi eleito presidente com 55,13% dos votos.
Nas eleições deste ano, Haddad encarou sua terceira derrota consecutiva ao perder o governo do Estado de São Paulo para o candidato do presidente Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Veja também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)