Como proteger apps de banco em caso de roubo
Saiba como proteger aplicativos de banco em caso de furtou ou roubo de celulares.
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Em resposta ao aumento dos roubos de celulares e de fraudes em aplicativos de banco, o governo federal brasileiro implementou o programa “Celular Seguro”. A iniciativa visa dificultar o acesso de criminosos a aplicativos bancários por meio de bloqueios efetuados por bancos parceiros.
Aumento de roubos e fraudes em aplicativos de banco
A crescente incidência de roubos de celulares e fraudes em aplicativos bancários levou à criação do programa “Celular Seguro”. Especialistas em segurança digital forneceram ao g1 dicas para manter aplicativos de banco e smartphones seguros. Eles também orientaram sobre o que fazer em caso de furto, roubo, e transferências bancárias indevidas.
Dicas de segurança para proteger seu celular e aplicativos
Para se proteger desse tipo de golpe é essencial redobrar os cuidados com as configurações de segurança do celular e dos aplicativos. O celular guarda muitas informações que podem permitir que criminosos recuperem ou mudem as senhas usando, por exemplo, dados armazenados em e-mails, redes sociais ou outras ferramentas disponíveis no smartphone.
Consequências de um celular ser roubado
Quando um aparelho celular é roubado, principalmente se estiver desbloqueado, fica mais fácil para os bandidos violarem as medidas de segurança do aparelho. Isso pode permitir-lhes redefinirem as senhas de acesso a aplicativos bancários ou redes sociais, por exemplo.
Medidas a serem tomadas em caso de roubo de celular
Caso o aparelho celular seja roubado ou perdido, a primeira ação a ser tomada é apagar os dados remotamente. Méis especificamente, a vítima deve acessar as páginas criadas pela Apple (no caso do iPhone) e pelo Google (para celulares com o sistema Android) e solicitar a exclusão de todos os dados do dispositivo de maneira remota.
Responsabilidade dos bancos no caso de fraudes
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que é responsabilidade dos bancos garantir a segurança dos aplicativos e das operações financeiras. As vítimas que tiverem suas contas esvaziadas por esse tipo de golpe têm direito a pedir ressarcimento do eventual prejuízo.
Procedimentos legais cabíveis em caso de fraudes
Caso os consumidores enfrentem algum problema com o banco provindo desse tipo de situação, eles podem fazer uma reclamação contra a instituição financeira no site do Banco Central e no Procon. Além disso, é possível entrar com uma ação no juizado especial de pequenas causas.
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