Como proteger apps de banco em caso de roubo
Saiba como proteger aplicativos de banco em caso de furtou ou roubo de celulares.
Em resposta ao aumento dos roubos de celulares e de fraudes em aplicativos de banco, o governo federal brasileiro implementou o programa “Celular Seguro”. A iniciativa visa dificultar o acesso de criminosos a aplicativos bancários por meio de bloqueios efetuados por bancos parceiros.
Aumento de roubos e fraudes em aplicativos de banco
A crescente incidência de roubos de celulares e fraudes em aplicativos bancários levou à criação do programa “Celular Seguro”. Especialistas em segurança digital forneceram ao g1 dicas para manter aplicativos de banco e smartphones seguros. Eles também orientaram sobre o que fazer em caso de furto, roubo, e transferências bancárias indevidas.
Dicas de segurança para proteger seu celular e aplicativos
Para se proteger desse tipo de golpe é essencial redobrar os cuidados com as configurações de segurança do celular e dos aplicativos. O celular guarda muitas informações que podem permitir que criminosos recuperem ou mudem as senhas usando, por exemplo, dados armazenados em e-mails, redes sociais ou outras ferramentas disponíveis no smartphone.
Consequências de um celular ser roubado
Quando um aparelho celular é roubado, principalmente se estiver desbloqueado, fica mais fácil para os bandidos violarem as medidas de segurança do aparelho. Isso pode permitir-lhes redefinirem as senhas de acesso a aplicativos bancários ou redes sociais, por exemplo.
Medidas a serem tomadas em caso de roubo de celular
Caso o aparelho celular seja roubado ou perdido, a primeira ação a ser tomada é apagar os dados remotamente. Méis especificamente, a vítima deve acessar as páginas criadas pela Apple (no caso do iPhone) e pelo Google (para celulares com o sistema Android) e solicitar a exclusão de todos os dados do dispositivo de maneira remota.
Responsabilidade dos bancos no caso de fraudes
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que é responsabilidade dos bancos garantir a segurança dos aplicativos e das operações financeiras. As vítimas que tiverem suas contas esvaziadas por esse tipo de golpe têm direito a pedir ressarcimento do eventual prejuízo.
Procedimentos legais cabíveis em caso de fraudes
Caso os consumidores enfrentem algum problema com o banco provindo desse tipo de situação, eles podem fazer uma reclamação contra a instituição financeira no site do Banco Central e no Procon. Além disso, é possível entrar com uma ação no juizado especial de pequenas causas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)