Apple sofre queda e Samsung retoma liderança no mercado global
Samsung recuperou sua posição como maior fabricante de smartphones em volume no primeiro trimestre deste ano
A Apple perdeu sua posição de liderança no mercado global de smartphones, com as vendas do iPhone caindo 10%. A concorrência chinesa, representada por marcas como Xiaomi, está crescendo rapidamente e oferecendo aparelhos com preços mais acessíveis.
De acordo com a empresa de pesquisa International Data Corporation (IDC), a Samsung recuperou sua posição como maior fabricante de smartphones em volume no primeiro trimestre deste ano. Isso ocorreu apenas três meses após a Apple alcançar o topo pela primeira vez.
Segundo o IDC, as vendas globais do iPhone diminuíram 10% no primeiro trimestre de 2024, chegando a 50,1 milhões de unidades. Isso garantiu à Apple uma participação de mercado de 21%. Enquanto isso, a Samsung, que lançou seu mais recente modelo Galaxy S24 em janeiro, teve uma participação de mercado de 23%, com entregas de celulares levemente abaixo de 1%, totalizando 60,1 milhões de unidades.
Fabricantes chineses em ascensão
Segundo reportagem do Financial Times, os maiores ganhos de participação de mercado vieram de dois fabricantes chineses, o que indica as dificuldades enfrentadas pela Apple no maior mercado de smartphones do mundo. A Xiaomi registrou um aumento impressionante de 34% nas vendas, alcançando uma participação de mercado de 14%. Esse crescimento está diretamente relacionado à estreia do carro elétrico da marca.
No entanto, a fabricante que apresentou o crescimento mais rápido foi a Transsion, com sede em Shenzhen e responsável pelas marcas Tecno, Itel e Infinix. Líder de mercado na África, a Transsion aumentou suas vendas em 85%, alcançando 25,2 milhões de unidades. Com isso, a empresa conquistou a quarta posição em volume, ultrapassando seu concorrente chinês Oppo.
Nabila Popal, diretora de pesquisa do IDC, afirma que há uma mudança de poder entre as cinco principais empresas do setor, e esse cenário provavelmente continuará. A Xiaomi está se recuperando após enfrentar grandes quedas nos últimos dois anos, enquanto a Transsion está se consolidando entre as cinco primeiras com um crescimento agressivo nos mercados internacionais.
Apple perde a oportunidade
Embora as vendas globais de smartphones tenham aumentado 8% ao ano, de acordo com dados preliminares do IDC, a Apple não está aproveitando essa recuperação ampla da indústria. As ações da empresa caíram cerca de 5% este ano, enquanto muitos de seus grandes concorrentes tecnológicos registraram aumentos de dois dígitos.
A queda nas vendas do iPhone na China é um dos principais desafios enfrentados pela Apple. Além da forte concorrência da Huawei no segmento premium, a empresa também está lidando com restrições impostas pelo governo chinês ao uso de seus dispositivos por funcionários públicos.
Para diversificar sua fabricação e reduzir a dependência da China, o CEO da Apple, Tim Cook, está visitando o Vietnã nesta semana. A empresa está expandindo sua cadeia de suprimentos no país e fornecedores como Foxconn, Quanta e Luxshare já estão aumentando sua produção por lá nos últimos meses.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)