Apple se torna a maior produtora mundial de celulares em 2023
A Apple se tornou a maior produtora mundial de celulares em 2023, encerrando o reinado de 12 anos da Samsung como líder do setor...
A Apple se tornou a maior produtora mundial de celulares em 2023, encerrando o reinado de 12 anos da Samsung como líder do setor. De acordo com o grupo de pesquisa IDC, a fabricante do iPhone foi a única grande empresa a registrar crescimento anual em unidades, alcançando um número de 234,6 milhões de unidades, representando um aumento de 3,7%. A Samsung produziu 226,6 milhões.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, esse crescimento da Apple ocorreu em um ano desafiador para o mercado de smartphones. Segundo o IDC, as remessas de dispositivos caíram 3,2% para 1,17 bilhão de unidades, tornando-o o pior ano em uma década para o setor.
Embora a Apple já fosse reconhecida como a maior fabricante de smartphones em termos de receitas e lucros, graças à dominação do iPhone no segmento de alto padrão do mercado, foi apenas no ano passado que também conquistou a liderança em quantidade de celulares produzidos.
A Samsung enfrentou dificuldades no último ano. A empresa registrou uma queda de 13,6% nas remessas de smartphones, à medida que a Huawei recuperou participação na China e fabricantes de celulares Android mais baratos registraram crescimento mais forte. No entanto, a Samsung se prepara para lançar seu modelo principal Galaxy S24 esta semana, buscando recuperar sua posição no mercado.
A fabricante chinesa Transsion, conhecida por suas marcas Tecno, Infinix e itel, se destacou no mercado africano e registrou um crescimento impressionante de 30,8% no último ano. Com isso, a empresa entrou para o ranking das cinco primeiras fabricantes de celulares, ficando atrás da Xiaomi e Oppo.
Confira abaixo o ranking de produção de celulares em 2023:
- 1. Apple – 20,1% de participação no mercado
- 2. Samsung – 19,4% de participação no mercado
- 3. Xiaomi – 12,5% de participação no mercado
- 4. Oppo – 8,8% de participação no mercado
- 5. Transsion – 8,1% de participação no mercado
(Fonte: IDC)
À Folha, Amber Liu, gerente da Canalys, outro grupo de pesquisa, destacou que a Samsung focou seus esforços no segmento de médio a alto padrão em busca de lucratividade em 2023, mas acabou perdendo participação no segmento de baixo padrão e também sua posição de liderança no mercado global.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)