Vale soube de problemas em Brumadinho dois dias antes da tragédia
Dois dias antes do rompimento da barragem de Brumadinho, a Vale já havia identificado problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura...
Dois dias antes do rompimento da barragem de Brumadinho, a Vale já havia identificado problemas nos dados de sensores responsáveis por monitorar a estrutura, relatam Andréia Sadi e Marcelo Parreira, da TV Globo.
A Globo teve acesso aos depoimentos à PF de dois engenheiros da empresa Tüv Süd, André Jum Yassuda e Makoto Namba, responsáveis por laudos de estabilidade da barragem.
Ao questionar Namba, o delegado Luiz Augusto Nogueira se referiu à existência de e-mails trocados entre profissionais da Vale e duas empresas ligadas à segurança da barragem –as mensagens diziam que alguns dos sensores haviam parado de funcionar.
O engenheiro respondeu que só ficou sabendo das alterações dos dados fornecidos pelos sensores após o rompimento da barragem.
O delegado perguntou a Namba, então, qual seria sua providência se seu filho estivesse trabalhando no local da barragem.
O engenheiro respondeu que mandaria o filho sair da área e acionaria o plano de emergência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)