Rio decreta ponto facultativo durante Rock in Rio e Libertadores
Medida foi anunciada por Eduardo Paes e afeta servidores públicos municipais e estaduais
O estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nos dias 18 e 19 de setembro, a partir das 15h, em razão de grandes eventos como o Rock in Rio e os jogos da Libertadores.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes nesta terça, 3, em suas redes sociais. A medida foi tomada em conjunto com o governo estadual, e visa facilitar a mobilidade durante esses dias de intenso movimento.
Paes ressaltou que o Rio enfrentará um período de cerca de dez dias com eventos importantes, incluindo três jogos decisivos da Libertadores, programados para os dias 18 e 19 de setembro, ambos às 19h. “O acesso ao Rock in Rio deve ser feito por transporte público, evitando carros”, destacou o prefeito.
A prefeitura informou que o decreto será publicado oficialmente nesta quarta, 4, no Diário Oficial. O ponto facultativo se aplica a funcionários públicos municipais e estaduais. No entanto, há funções que não podem ser dispensadas, como serviços essenciais de saúde, conforme explica o professor Gustavo Kloh, da FGV. “Para servidores em funções essenciais, a liberação não é automática”, disse.
Já para funcionários de empresas privadas, a adesão ao ponto facultativo dependerá de cada empresa. A advogada trabalhista Larissa Maschio Escuder alerta que, caso as empresas optem por não conceder o benefício, o não comparecimento ao trabalho poderá ser considerado falta injustificada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)