“Polarização” é eleita a palavra do ano nos EUA
O dicionário definiu "polarização" como “divisão em dois extremos opostos, sem espaço para consenso”
“Polarização” foi eleita a palavra do ano nos Estados Unidos pelo principal dicionário norte-mericano, o Merriam-Webster, refletindo um ano de profundas divisões políticas e sociais.
A escolha ocorre em meio a uma eleição presidencial acirrada, vencida por Donald Trump, e à intensificação dos debates entre setores opostos da sociedade.
O dicionário definiu “polarização” como “divisão em dois extremos opostos, sem espaço para consenso”. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 9, a instituição destacou que o termo foi amplamente buscado por americanos ao longo de 2024, sinalizando uma tentativa de compreender a complexidade do momento político. “As pessoas querem entender melhor os desafios que enfrentam no país e no mundo”, afirmou a entidade.
Outras palavras ligadas à política também marcaram presença na lista do dicionário, como “democracia”, que atraiu interesse por sua relevância no debate público em estados de diferentes alinhamentos políticos. Segundo os organizadores, “o interesse pelo termo reflete o desejo de compreender e proteger o conceito em meio a um cenário de incertezas”.
Já “pander” (“bajular“, em português) ganhou atenção após ser usada para criticar a vice-presidente Kamala Harris por ações vistas como tentativas de agradar grupos específicos, como jovens eleitores e defensores do porte de armas.
Além dos termos políticos, eventos culturais e naturais influenciaram as buscas. “Totalidade”, associada ao eclipse solar de abril, e “demure” (modesto), popularizado por um meme na rede social TikTok, também se destacaram.
A palavra do ano nos Estados Unidos é vista como um termômetro das preocupações e tendências que moldam a sociedade. A escolha de “polarização” sublinha as tensões crescentes em um país cada vez mais dividido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)