Nem imprensa, nem imprensa
A liberdade de imprensa no Brasil, na última década, caiu de 0,94 para 0,54, num índice que vai de 0 a 1. O Estadão comentou, em editorial sobre o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa: “É alarmante – e sintomático – que os dois movimentos políticos que lideram as pesquisas de intenção de voto sejam os mais hostis à imprensa independente...
A liberdade de imprensa no Brasil, na última década, caiu de 0,94 para 0,54, num índice que vai de 0 a 1.
O Estadão comentou, em editorial sobre o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa:
“É alarmante – e sintomático – que os dois movimentos políticos que lideram as pesquisas de intenção de voto sejam os mais hostis à imprensa independente da Nova República.
Lula da Silva já disse que o ‘controle social da mídia’ é uma de suas prioridades. Jornalistas que cobrem eventos do PT são ainda hoje hostilizados e agredidos, e não surpreende que o lulopetismo tenha consagrado a expressão ‘Partido da Imprensa Golpista’.
Tampouco surpreende que Jair Bolsonaro tenha dito que ‘o maior problema do Brasil não é com alguns órgãos, é a imprensa’. Em seu mandato, a opacidade e a hostilidade à imprensa transformaram-se em políticas de governo. O decreto de sigilos e as restrições à Lei de Acesso à Informação se multiplicaram. Diretores de órgãos de Estado que divulgam dados incômodos são sistematicamente exonerados e vilipendiados. As redes sociais bolsonaristas foram alçadas a instrumentos de consulta pública. Ao mesmo tempo, o governo editou decretos alterando abruptamente regras de publicações de editais e documentos societários assumidamente para prejudicar órgãos de imprensa. Quando o próprio presidente chega a ameaçar ‘encher’ um jornalista de ‘porrada’, não surpreende que os ataques morais e físicos a jornalistas tenham aumentado.”
Lula e Jair Bolsonaro representam o único nem-nem que deve ser referendado nas urnas: nem imprensa, nem imprensa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)