Mensalidade em universidade pública não deve ser tabu, diz petista
O petista Rui Costa, que governa a Bahia, afirmou que a cobrança de mensalidade nas universidades públicas de alunos que possam pagá-la não deve ser tratada como tabu...
O petista Rui Costa, que governa a Bahia, afirmou que a cobrança de mensalidade nas universidades públicas de alunos que possam pagá-la não deve ser tratada como tabu, relata a Folha.
Costa defendeu novas formas de financiamento das universidades públicas, incluindo incentivo a doações, parcerias com a iniciativa privada e cobrança de mensalidade de estudantes de alta renda. “Uma família que pagou educação privada a vida inteira não tem condições de contribuir com a universidade?”
O petista reconhece que há oposição à ideia no seu partido e em boa parte da esquerda, que defende educação superior “pública e gratuita” –isto é, paga por todos os contribuintes, sobretudo os que não conseguem chegar à universidade.
“Quem é contra [cobrança de mensalidade] não é contra que o rico pague. Mas tem um discurso de que seria o início de uma privatização, que o passo seguinte seria cobrar de todo mundo. Não necessariamente é assim.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)