MEC recruta alunos de medicina para esforço contra pandemia de COVID-19
Portaria do MEC publicada hoje no Diário Oficial autoriza aos alunos da rede federal nos dois últimos anos do curso de medicina realizar o estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e rede hospitalar. A medida também abrange estudantes da rede federal do último ano dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia...
Portaria do MEC publicada hoje no Diário Oficial autoriza os alunos da rede federal nos dois últimos anos do curso de medicina a realizar o estágio curricular obrigatório em unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e rede hospitalar.
A medida também abrange estudantes da rede federal do último ano dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia.
Muitos estágios estavam suspensos por causa da pandemia do novo coronavírus, que fechou também várias faculdades.
Os alunos de medicina que participarem do esforço de contenção da pandemia da COVID-19 “deverão atuar exclusivamente nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, no apoio às famílias e aos grupos de risco, de acordo com as especificidades do curso”.
Nos cursos de fisioterapia, enfermagem e farmácia, “os alunos atuarão em áreas compatíveis com os estágios e as práticas específicas de cada curso”.
A medida vale “enquanto durar a situação de emergência de saúde pública decorrente da COVID-19”.
A seleção e a alocação dos alunos serão disciplinadas por ato próprio do Ministério da Saúde, depois de articulação com os órgãos de saúde estaduais e municipais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)