“A maioria dos viadutos de Brasília encontra-se no mesmo estado”
O Antagonista teve acesso a uma mensagem escrita pelo arquiteto e urbanista Jônatas Bueno, que trabalhou em 2013 em uma empresa que produziu levantamento topográfico e geométrico e inspeção de todos os viadutos da Galeria dos Estados, em Brasília, onde houve um desabamento hoje. "Foi constatado na época que havia inúmeros pontos de corrosão...
O Antagonista teve acesso a uma mensagem escrita pelo arquiteto e urbanista Jônatas Bueno, que trabalhou em 2013 em uma empresa que produziu levantamento topográfico e geométrico e inspeção de todos os viadutos da Galeria dos Estados, em Brasília, onde houve um desabamento hoje.
“Foi constatado na época que havia inúmeros pontos de corrosão das ferragens dos elementos de concreto. É certo que a ação do tempo fez com que as infiltrações fossem se agravando, mas a falta de manutenção preventiva e corretiva pioraram a situação.”
Em fotos da época — que publicamos abaixo — é possível ver que os cabos de protensão sofreram corrosão devido às infiltrações nos locais, mas também por falta de concretagem nas nervuras.
“Ou seja, desde o momento da construção de Brasília, estas estruturas estavam fadadas a sofrerem corrosão e, por fim, colapso, causando o desabamento que ocorreu hoje.”
Um relatório foi enviado para o governo local, mas nenhuma ação efetiva foi tomada.
“A maioria dos viadutos de Brasília encontra-se no mesmo estado. Tomara que o GDF faça sua parte, pois, do contrário, desabamentos como o de hoje serão notícias constantes.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)