Conspiracionistas que espalharam que esposa de Macron é trans vão a julgamento
Boato vira caso de tribunal e causa comoção na França
Nesta quarta, 19, começou o julgamento de Amandine Roy e Natacha Rey, acusadas de difamar a primeira-dama da França, Brigitte Macron. As duas mulheres espalharam teorias da conspiração afirmando que Brigitte teria nascido homem, o que provocou uma avalanche de desinformação online.
Brigitte Macron apresentou queixa em 2022 após a viralização de um vídeo no YouTube onde Amandine Roy, autodeclarada “jornalista”, entrevistava Natacha Rey, que se diz “medium” e que alegava que a primeira-dama era, na verdade, o irmão Jean-Michel Trogneux. A difamação ocorreu semanas antes das eleições presidenciais de 2022.
No tribunal, Amandine Roy, que compareceu para se defender, alegou que Rey havia investigado o assunto por três anos e estava desesperada para compartilhar suas “descobertas”. Natacha Rey, no entanto, não compareceu ao julgamento, alegando problemas de saúde.
O advogado de Brigitte Macron, Jean Ennochi, destacou o impacto das falsas acusações, que se espalharam até os Estados Unidos, onde a primeira-dama foi alvo de um vídeo removido do YouTube antes das eleições de novembro de 2022. Ennochi pediu uma indenização de 10.000 euros para Brigitte e seu irmão.
Este julgamento ocorre em meio a uma campanha para as eleições parlamentares antecipadas convocadas pelo presidente Emmanuel Macron após a derrota de seu partido para a direita populista nas eleições europeias.
O veredicto final está previsto para 12 de setembro, e o caso ressalta a importância de combater a desinformação e proteger figuras públicas de acusações infundadas que visam desestabilizar o cenário político.
Amandine Roy
Amandine Roy é uma mulher que se autodenomina “médium”. Ela é acusada de ter divulgado amplamente em seu canal no YouTube os boatos sobre Brigitte Macron ter nascido homem.
Natacha Rey
Natacha Rey se intitula como uma “jornalista autodidata independente”. Ela é acusada de ter sido a primeira a escrever e publicar um artigo com as alegações falsas sobre Brigitte Macron ter mudado de sexo.
Uma declaração de Harry é “imperdoável” para o rei (oantagonista.com.br)
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)