Perguntas Frequentes

O ANTAGONISTA E A CRUSOÉ SÃO APENAS DIGITAIS? 

Nossos conteúdos são exclusivamente digitais.  

Você pode acessar o conteúdo do site em www.oantagonista.com.br e www.crusoe.com.br ou também via aplicativo procurando “O Antagonista” no seu smartphone ou tablets (versão Android ou iOS) 

COMO FAÇO PARA SER ASSINANTE? 

Basta acessar o link https://assine.oantagonista.com.br/ 

 e selecionar a opção de assinatura desejada. 

Atualmente temos Planos Mensais, Semestrais e Anuais.  

O combo O Antagonista + Crusoé oferece acesso aos dois portais com valores especiais. 

QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO ACEITAS? 

Você pode adquirir o seu pacote ideal através do cartão de crédito à vista ou em até 12x ou via PIX à vista. 

Se preferir, envie um e-mail para [email protected] sinalizando o pacote escolhido que nossa equipe poderá emitir um boleto bancário para o pagamento à vista (opção válida apenas para os pacotes anuais ou semestrais). 

APÓS A COMPRA, COMO ACESSO OS CONTEÚDOS? 

Via site (mobile ou desktop): 

Acesse O Antagonista em https://oantagonista.com.br/  ou a Crusoé em https://crusoe.com.br/ 

Clique em login no canto superior direito ou através do menu lateral (ícone com três barras horizontais). Insira o e-mail e senha cadastrados no ato da compra e clique em “Fazer login” 

Via Aplicativo: 

  1. Em seu celular vá na App Store (celulares Apple) ou Play Store (celulares Android); 

      2.  No campo de busca pesquisa o nome de O Antagonista + Crusoé 

      3.   Assim que localizado, baixe o aplicativo em seu celular 

      4.  Em login, insira o e-mail e senha cadastrados no ato da compra e clique em “entrar” 

NA ÁREA DE ASSINANTES, EU VEJO ANÚNCIO? 

A publicidade em nosso portal é uma das formas de monetização que mantêm a independência do jornalismo produzido pelo O Antagonista e Crusoé. 

Essa é uma prática realizada por diversos portais de notícia e contribui para que possamos manter a qualidade nas plataformas e nos conteúdos jornalísticos para todos os nossos leitores. 

Para nossos assinantes, os anúncios estão restritos a espaços fixos que não interfiram o acompanhamento de sua leitura ou em conteúdos de marca, devidamente sinalizados como publicidade. 

CONSIGO ACESSAR A MESMA CONTA EM MAIS DE UM APLICATIVO? 

Não. O acesso e a senha são individuais e intransferíveis. 

ESQUECI MINHA SENHA E AGORA? 

  1. No canto superior a direita (no site ou aplicativo) clique em Entrar 
  2. Em seguida insira o e-mail cadastrado no ato da compra 
  3. Clique em Esqueci a Senha 
  4. Abrirá uma tela Recuperar Senha, informe seu e-mail cadastrado no campo em branco novamente e clique em Enviar. 

Você receberá um e-mail com as instruções para cadastrar uma nova senha de acesso. 

Caso o e-mail não chegue na sua caixa de entrada e não esteja no lixo eletrônico ou SPAM, envie uma mensagem para [email protected] com o título “Esqueci minha senha” que o time de atendimento vai te auxiliar no processo. 

NÃO LEMBRO QUAL E-MAIL CADASTREI, O QUE FAÇO? 

Por questões de segurança, para esse processo é necessário enviar um e-mail para [email protected] com seus dados pessoais, nome e CPF com o título “esqueci o login” que o time de atendimento vai te auxiliar. 

QUERO ALTERAR MEUS DADOS CADASTRAIS, COMO FAÇO? 

Por questões de segurança para esse processo é necessário enviar um e-mail para [email protected] com seus dados pessoais, nome e CPF e as alterações que deseja fazer em seu cadastro. 

A RENOVAÇÃO DA ASSINATURA É AUTOMÁTICA? 

Trabalhamos no modelo de renovação automática, cujo objetivo é facilitar o processo de recompra e a não interrupção da assinatura.  

Caso deseje desativar essa opção, contate nosso atendimento em [email protected] com o título: “Renovação automática” solicitando a alteração. 

POSSO CANCELAR MINHA ASSINATURA? 

O cancelamento pode ser feito em até 7 dias corridos a partir da data de compra, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. 

Para solicitar o cancelamento dentro desse prazo, envie um e-mail com o título “Cancelamento” para [email protected]. O time de atendimento fará os tramites necessários. 

Fora desse prazo, conforme previsto no contrato de adesão disponível no ato da compra, não é possível o cancelamento, nem o estorno do valor pago.  

COMO LOCALIZO O CONTRATO DE ADESÃO? 

O contrato está disponível na área do assinante, ou área logada. 

  1. Acesse o site ou app com seu usuário e senha cadastrados. 
  2. Clique no ícone com seu nome no canto superior a direita 
  3. Por fim, clique em Contrato para acessar todas as cláusulas, valores e assinatura contratada. 

COMO FUNCIONA O PROCEDIMENTO DE ESTORNO DO VALOR DE UMA ASSINATURA CANCELADA DENTRO DO PRAZO DE 7 DIAS? 

Para compras realizadas via cartão de crédito o prazo de estorno é de 30 dias úteis 

Entretanto, a forma de estorno dependerá de sua operadora, sugerimos que os consulte para melhor identificar em sua fatura o cancelamento e estorno realizado por nós.      

Para as compras realizadas via boleto bancário basta enviar sua conta com dígito, agência, código da instituição financeira e CPF. 

O prazo para devolução será de até 30 dias úteis. 

Para as compras realizadas via PIX a devolução ocorrerá em até 10 dias úteis. 

Em todos os casos é necessário acionar o time de atendimento através do e-mail [email protected], solicitando o cancelamento da assinatura.  

CANCELEI MINHA ASSINATURA, MAS CONTINUO SENDO COBRADA. COMO DEVO PROCEDER? 

O cancelamento de uma compra realizada via cartão de crédito pode ser devolvido mantendo as condições da adesão, ou seja, pode ser devolvido mês a mês assim todos os meses poderá notar um débito e um crédito em sua fatura, mas também poderão devolver de forma integral e descontar as parcelas mês a mês. 

Isso tudo depende da sua operadora de cartão de crédito. 

A Mare Clausum não possuí autonomia ou influência sobre esses procedimentos, dessa forma sempre indicamos que nosso cliente entre em contato com a administradora do cartão e esclareça as dúvidas sobre a forma e visualização do estorno em sua fatura. 

Para fins comprobatórios nós podemos emitir um comprovante de estorno com as informações necessárias do cancelamento e estorno ocorrido, basta solicitar através do e-mail [email protected] 

COMO PARAR DE RECEBER OS E-MAILS ENVIADOS PELO O ANTAGONISTA? 

Ao final de cada e-mail enviado há a opção “Cancelar assinatura”. 

Nesse caso o cancelamento é apenas da assinatura de e-mail cadastrada para recebimento de Newsletter. 

QUERO ALTERAR A FORMA DE PAGAMENTO DA MINHA ASSINATURA, É POSSÍVEL? 

A alteração só é possível na renovação da assinatura. Nesse caso mande um e-mail com a solicitação para o time de atendimento em [email protected] e informe a nova forma de pagamento desejada. 

EFETUEI O PAGAMENTO, MAS NÃO CONSEGUI REALIZAR O LOGIN 

Nesses casos precisamos entender melhor o que pode ter acontecido em seu cadastro. Envie um e-mail para [email protected]  informando os dados cadastrados no ato da compra, e detalhe o erro que aparece ao tentar logar. no site ou aplicativo. 

QUERO ANUNCIAR NO SITE DE O ANTAGONISTA E/OU CRUSOÉ, COMO PROCEDO?  

Para anunciar no site de O Antagonista ou Crusoé, acesse https://anuncie.oantagonista.com.br/ 

QUAIS SÃO AS REDES SOCIAIS DO O ANTAGONISTA?

Facebook: https://www.facebook.com/oantagonista 

Twitter: https://twitter.com/o_antagonista 

Youtube: https://www.youtube.com/oantagonista 

Threads: https://www.threads.net/@o_antagonista 

Telegram: https://t.me/o_antagonista 

WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va2SurQHLHQbI5yJN344 

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/10887299 

Instagram: https://www.instagram.com/o_antagonista/ 



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O horário de atendimento é das 9h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, exceto feriados

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