Um gênio no governo Lula
Luiz Marinho resolveu mandar o pessoal do Banco Central estudar economia quando reclamava da política de juros. É mais um meme gerado pelo ministro
Mandar estudar é praticamente um cacoete da militância petista nas redes sociais. O indivíduo que não faz a menor ideia do que está falando, quando contrariado, manda seu interlocutor estudar. Agora tem um ministro que entrou nessa.
Luiz Marinho resolveu mandar o pessoal do Banco Central estudar economia quando reclamava da política de juros. É mais um meme gerado pelo ministro. O primeiro foi a ideia de sugerir aos Correios que fizessem um app para substituir a Uber, caso a empresa saísse do Brasil em virtude das novas leis que o governo quer fazer valer.
Trata-se de mais um capítulo da longa fritura a que tem sido submetido o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Lula já falou diversas vezes sobre ele, que não pode ser substituído porque agora a posição tem mandato fixo.
Toque de Midas ao contrário
O presidente parece ter entrado no terceiro mandato com um toque de Midas ao contrário. Coisas que ele insiste em promover têm resultado negativo e aquilo que ele combate acaba tendo bons resultados.
Lula insiste em promover Janja, um tiro que sai pela culatra e beneficia apenas Michelle Bolsonaro. Na área internacional, o posicionamento sobre Maduro e Israel também traz resultados ruins para o governo. O Banco Central é outro capítulo dessa história.
O presidente tem falado sistematicamente sobre a independência do Banco Central. Chegou a dizer que no seu primeiro mandato havia mais independência do que agora, apesar de não haver independência formal, ser uma indicação discricionária do presidente da República. Conclamou o Senado a rever o indicado, que acredita jogar contra a economia e ser fiel apenas a Jair Bolsonaro.
Melhor do mundo
Este mês o Banco Central do Brasil foi considerado o Banco Central do ano numa publicação internacional especializada. O principal motivo é a independência, que possibilitou uma série de decisões técnicas importantes.
Em condições normais, o governo teria uma excelente notícia na área econômica para comemorar. É no mandato de Lula que isso acontece. Mas o assunto passou meio que em brancas nuvens, devido à insistência do presidente em antagonizar com Roberto Campos Neto. Nesse contexto, a vitória do governo é vista como derrota.
O antagonismo ressurge agora com a entrada em campo de Luiz Marinho, mandando o pessoal do Banco Central estudar economia. Pelo jeito, já poderíamos ter um ministério do meme. Não seria má ideia. A indústria do meme, é sem dúvida, uma das que tem maior sucesso no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)