Pérsio Arida falou pouco, disse muito e trouxe nova esperança
O ex-presidente do Banco Central e membro da equipe de transição do governo Lula, Pérsio Arida, fez um apanhado breve sobre o futuro da economia nacional nesta manhã em evento do Lide em Nova York...
O ex-presidente do Banco Central e membro da equipe de transição do governo Lula, Pérsio Arida, fez um apanhado breve sobre o futuro da economia nacional nesta manhã em evento do Lide em Nova York. Em poucas palavras, lembrou que o Brasil pode e deve alcançar novos patamares na economia global, mas precisa fazer o dever de casa.
Arida defendeu uma revisão nos gastos brasileiros para alcançar mais eficiência no lado das despesas nacionais. Uma fala que deve ser um alívio ao mercado financeiro, após o presidente eleito Lula ter dado nenhuma atenção ao tema em discurso na semana passada.
O economista ainda lembrou a importância de se avançar na reforma administrativa, com unificação de carreiras e bônus para funcionários públicos em função do desempenho. Em um discurso muito mais alinhado ao que os operadores de mercado tem defendido, ressaltou a necessidade de maior abertura econômica no Brasil para incentivar o investimento no país.
Por fim, destacou a necessidade de uma reforma tributária que traga justiça e simplificação fiscal, mas que incentive a acumulação de capital (quase uma heresia dentro do grupo em que está inserido atualmente). Ainda pontuou a importância de manter-se o Banco Central independente.
Arida falou praticamente tudo que o mercado precisava (queria) ouvir. Demonstrou coragem na fala e nas ideias. É um lampejo de esperança dentro da equipe de transição. Há de se torcer para que permaneça nos quadros do próximo governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)