Orlando Tosetto na Crusoé: “O que seria de Gaza sem o nosso DCE?”
Quando fiz faculdade, as chapas para o Centro Estudantil se dividiam entre as de esquerda, as muito de esquerda, as de extrema esquerda, e as de esquerda até onde é possível ser de esquerda, diz Orlando Tosetto Júnior na Crusoé...
Quando fiz faculdade, as chapas para o Centro Estudantil se dividiam entre as de esquerda, as muito de esquerda, as de extrema esquerda, e as de esquerda até onde é possível ser de esquerda, diz Orlando Tosetto Júnior na Crusoé.
“A faculdade de letras tinha e tem ainda um Centro Estudantil ou Acadêmico, o célebre DCE, entidade basilar do regime democrático para a consecução de três tarefas imprescindíveis ao âmbito discente: fumar maconha, organizar assembleias e apoiar, quando não promover, greves. Todo ano uma leva nova de fumetas, festeiros e grevistas era eleita para mandato novo e idêntico a todos os anteriores, só percebido justamente em dias de assembleia e em tempos de greve. Todo ano, portanto, havia eleições. E havia chapas. E as chapas tinham lá suas, digamos assim, plataformas.”
“Acompanhar as campanhas era muito mais interessante do que ler Antonio Candido, Saussure, Blanchot ou Barthes. As chapas se dividiam assim: 1) as de esquerda; 2) as muito de esquerda; 3) as de extrema esquerda, e 4) as de esquerda até onde é possível ser de esquerda, uma esquerda que, quando olha para trás, vê tudo à sua direita, uma esquerda quase na fronteira entre as dimensões do multiverso – a esquerda quintessencial.”
“As plataformas acompanhavam essa divisão. Se todas se queixavam do ensino, a variação ia do “não é de qualidade” (esquerda) ao protesto contra a ‘universidade shopping center’ (esquerda quintessencial). Se todas achavam que promover a revolução era seu dever, a variação ia do ‘apoiemos a UNE’ (esquerda) até ‘devemos unir a nossa luta à do proletariado e à do campesinato’ (extrema esquerda), de preferência luta armada (esquerda quintessencial).”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)