Janones só será cassado se começar a causar problemas para o PT
Hoje foi aberto, na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, um processo contra o deputado André Janones. Ele é acusado da prática de rachadinha e de desvio...
Hoje foi aberto, na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, um processo para cassar o deputado André Janones. Ele é acusado da prática de rachadinha e de desvio de finalidade no uso de emendas parlamentares. Não deve dar em nada a menos que o deputado comece a causar problemas para o PT.
As acusações ganharam um efeito midiático grande até pelo perfil do deputado, muito parecido com o de Carlos Bolsonaro. Ambos são estridentes, divisivos, gostam de xingar, simplificam conceitos e espalham fake news. Na era da apoteose da superficialidade, isso gera muito engajamento.
O principal problema de André Janones são as traições dentro de sua própria equipe de trabalho. Não foi um inimigo ou um estranho que fez as gravações comprometedoras. Foi o próprio pessoal de André Janones. Isso pode ser um problema.
Nas últimas eleições, o deputado não trabalhou apenas na própria campanha, também foi parte importante da campanha digital de Lula à presidência. Até agora, não vazou nada relacionado a este tema. Se começar a vazar e complicar o presidente, a situação no Conselho de Ética muda de figura.
Quando é só a oposição atacando alguém, impossível que o Conselho de Ética condene. São exceções os casos de muito clamor popular, como os do Mensalão, por exemplo. Mesmo assim, só 3 dos inúmeros denunciados foram cassados, José Dirceu, Roberto Jefferson e Pedro Corrêa.
Pense no barulho que fez a imagem de Carla Zambelli armada no bairro dos Jardins, em São Paulo, às vésperas do segundo turno. Teve processo aberto no Conselho de Ética. Foi engavetado.
O caso de André Janones pode ter algum rumo na Justiça, mas é improvável que vá adiante no Conselho de Ética. Mesmo que vá, o caminho para uma cassação é longo. Precisa passar depois pela Comissão de Constituição e Justiça e então ir a plenário com voto secreto.
O grande problema do deputado é saber o que foi vazado e por quem. Principalmente, se o material já foi todo divulgado ou não. As coisas estão aparecendo a conta gotas, o que prolonga o escândalo e fragiliza a defesa.
Num primeiro momento, André Janones disse que os diálogos gravados por seus próprios assessores e divulgados na imprensa eram de antes do mandato. Surge então mais um áudio deixando claro que era de depois da posse, já que ele reclamava da atuação de assessores quando ia discursar no plenário.
Mal isso saiu da mídia, aparece uma história de repasses milionários de emendas a uma pequena cidade mineira, cuja prefeita é ex-namorada e parceira política do deputado. Seria uma verba utilizada para contratar grandes shows de sertanejos conhecidos nacionalmente. Vem então a denúncia de que poderia haver desvios nos pagamentos.
Quantas histórias ainda vão surgir? Isso é um problema enorme. André Janones esteve dentro da campanha presidencial e arrastou para ela gente que agora pretende se vingar do deputado. Pode ser que surjam gravações que comecem a incomodar o governo ou então informações que dêem à oposição munição para questionar a lisura da campanha de Lula.
Caso alguma dessas hipóteses se torne realidade, existe uma probabilidade de Janones ser abandonado pelo PT e sacrificado no Conselho de Ética. Enquanto ele for um problema só para a oposição, o mais provável é que nada vá adiante.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)