Democracia brasileira no divã
A democracia brasileira nunca esteve em risco, mas o pânico geral é um sintoma e tanto, diz André Marsiglia Santos em seu artigo na Crusoé...
A democracia brasileira nunca esteve em risco, mas o pânico geral é um sintoma e tanto, diz André Marsiglia Santos em seu artigo na Crusoé.
“Esse sintoma parece nos trazer a verdadeira e angustiante questão que, até o momento, permanece oculta. Sabemos bem o que fazer com radicais – o Direito está aí firme e forte para isso – não sabemos o que fazer é com nosso medo e insegurança. O pavor chegou a um tal ponto, que o Estado atualmente parece não querer apenas punir atos ilícitos de radicais, mas impedir que outros crimes sejam cogitados, nos enfiando goela abaixo um regime de vigilância permanente e um Judiciário policialesco, completamente incompatíveis com os valores da democracia que, paradoxalmente, se pretende preservar.
Temos assistido a uma gradativa e muito preocupante relativização das liberdades de expressão, um número cada vez maior de decisões judiciais imprudentes e todo um arsenal de ações e reações governamentais afobadas.”
Leia aqui a íntegra do artigo; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)