Crusoé: “¿Por qué no te callas?”
Cada vez que abre a boca, Lula provoca uma crise desnecessária. E acumulam-se evidências de que ele não tem muito amor à democracia, diz Augusto de Franco na Crusoé...
Cada vez que abre a boca, Lula provoca uma crise desnecessária. E acumulam-se evidências de que ele não tem muito amor à democracia, diz Augusto de Franco na Crusoé.
“Começo com uma pergunta aos meus amigos democratas liberais, fiéis torcedores para que o governo Lula dê certo (aliás, todos nós torcemos, como se diz, pelo bem do país). Como vocês estão fazendo para fingir que não estão vendo, nem ouvindo, os ataques diários de Lula ao princípio liberal da democracia: a sociedade controlar o governo, não o inverso?”
“Nestes dias, Roberto Benigni, no discurso de abertura do festival de Sanremo, fez uma análise da Constituição italiana de 1948. Assim ele resumiu a ideia central do princípio liberal da democracia que orientou aquela carta: ‘Uno schiaffo sulla faccia del potere’ (um tapa na cara do poder).”
“Esse é o princípio liberal da democracia. Na versão de pesquisadores do V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, ‘o modelo liberal adota uma visão ‘negativa’ do poder político na medida em que julga a qualidade da democracia pelos limites impostos ao governo. Isso é alcançado por meio de liberdades civis constitucionalmente protegidas, forte domínio da lei, um poder judiciário independente e freios e contrapesos efetivos que, juntos, limitam o exercício do Poder Executivo’.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)