CPI da Mynd8 e Choquei já começa com cheiro de pizza
Deputados de oposição decidiram abrir uma CPI da Mynd8 e da Choquei. Para quem, como eu, fala há anos dessa estrutura de ação coordenada nas redes, toda investigação é boa notícia. No entanto, parece ser algo feito para limpar a sujeira de um político na sujeira do outro. Coisas assim tendem a acabar em pizza...
Deputados de oposição decidiram abrir uma CPI da Mynd8 e da Choquei. Para quem, como eu, fala há anos dessa estrutura de ação coordenada nas redes, toda investigação é boa notícia. No entanto, parece ser algo feito para limpar a sujeira de um político na sujeira do outro. Coisas assim tendem a acabar em pizza.
O Antagonista cobriu fartamente a história que detonou o escândalo da Mynd8, envolvendo a tragédia que foi o suicídio da jovem Jéssica Canedo. Seria irresponsável fazer uma ligação direta entre um fato e um suicídio. No entanto, é fato que a ação coordenada dos perfis de fofoca mentindo sobre a jovem não ajudou a saúde mental da moça.
Quem me acompanha sabe que falo há anos desse tipo de estrutura. É, no mínimo, conflito de interesses. Uma mesma empresa faz propaganda para empresas, agencia influencers e agencia perfis de fofoca que falam de influencers e de empresas.
Quando ela passa da marca do bilhão de seguidores, ganha o poder de construir e derrubar reputações. Você já viu comediantes serem atacados em grupo por essa turminha. O assunto acaba parando na imprensa, sempre com o viés dos acusadores. Os heróis são aqueles da agência, os vilões são os concorrentes. Tudo se retroalimenta.
Falo disso há anos. Cito vários casos no meu livro “Cancelando o Cancelamento”, lançado ano passado. Também é o tema central de várias das minhas palestras sobre risco reputacional digital, inclusive falei disso no Rio Innovation Week e no HSM+ ano passado. Não estou sozinha.
O esquema tem sido denunciado nos últimos anos por personalidades públicas como Thiago Leifert, Danilo Gentii, Léo Lins e Maurício Meirelles. No entanto, parece que somente após o suicídio de Jéssica as pessoas começaram a entender o poder e a magnitude do mecanismo. Não é apenas o conteúdo, é o contexto, o mecanismo que torna tudo viral e poderoso pela coordenação dos perfis e das postagens.
O caso específico teve um comportamento similar de vários desses perfis de fofoca agenciados pela Mynd8. Eles publicaram a mesma fake news que saiu no perfil Garoto do Blog. Depois, desmentidos por Jéssica, foram tirar sarro dela no Instagram. Muita gente achou que foi só o dono da Choquei quem fez isso. Não foi, foram vários. É um método que energiza os seguidores, incitados de forma velada a copiar o comportamento.
Alguns desses estiveram num café do presidente Lula e da primeira-dama, dona Janja. Eram os blogueiros pela democracia. Um influencer da Mynd8 subiu a rampa com Lula e esteve na cerimônia da passagem de faixa.
Obviamente eles não eram obrigados a prever o que aconteceria, mas falta agora um posicionamento dizendo o que pensam. É isso o que ainda consideram uma ação democrática nas redes? Qual é exatamente a relação com a Mynd8?
Fosse esse o foco, seria uma CPI muito interessante e útil. Aquela do tipo “cada enxadada uma minhoca”. Ocorre que essa não é a única agenda, infelizmente.
Um discurso já tem tomado as redes: a Mynd8 é o verdadeiro gabinete do ódio, a prova de que o bolsonarismo não fez nada nesse sentido. Nada que começa com base em uma mentira tem como dar certo no longo prazo. Se a CPI seguir este rumo, não será exceção.
Políticos usam muito a técnica de limpar a própria sujeira na sujeira do outro. Essa é uma receita conhecidíssima para pizza. O cheiro está no ar
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)