Artigo, Crusoé: “Crônicas da histeria progressista”
O escritor Jerônimo Teixeira, na Crusoé, reuniu três episódios recentes do mundo artístico que, por diferentes motivos, ofenderam a “delicada mas agressiva sensibilidade predominante no meio cultural”. Em seu artigo, ele comenta o caso envolvendo Win Butller, da banda Arcade Fire -- acusado de assédio por mandar fotos...
O escritor Jerônimo Teixeira, na Crusoé, reuniu três episódios recentes do mundo artístico que, por diferentes motivos, ofenderam a “delicada mas agressiva sensibilidade predominante no meio cultural”.
Em seu artigo, ele comenta o caso envolvendo Win Butller (foto), da banda Arcade Fire — acusado de assédio por mandar fotos íntimas às fãs –, o humorista Dave Chappelle e uma escultura fálica de Antony Gormley.
“Há uma guerra cultural em curso, e estou entre os derrotados.
Constato o fato sem amargura: a guerra ainda está longe de acabar, até porque não há armistício possível, e eu já perdi. Somos todos perdedores, nós que recusamos o alinhamento fácil às duas potências em conflito – grosso modo, a direita paranoide e a esquerda histérica (mas os adjetivos são intercambiáveis).
Os combatentes recusam-se a reconhecer nossa neutralidade crítica, e às vezes o franco atirador à direita nos alveja na convicção que somos da esquerda, ou vice-versa. Com mais frequência, porém, nossas atividades são ignoradas. Pois felizmente ainda nos sobra amplo espaço entre as trincheiras.”
Leia aqui a íntegra do artigo (aberto para não assinantes). Aproveite para assinar a Crusoé e apoiar o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)