O Antagonista

Abandonem o incapaz

avatar
Claudio Dantas
3 minutos de leitura 10.11.2022 13:15 comentários
Opinião

Abandonem o incapaz

Jair Bolsonaro teve um infarto passeando de jetski no Guarujá e foi levado às pressas ao Albert Einstein? Ou estaria numa sala de cirurgia incomunicável para operar nova hérnia incisional? Versões semelhantes a essas, mas sobre Lula, foram espalhadas pelos bolsonaristas nas redes quando o petista desapareceu na semana passada -- estava em lua-de-mel na Bahia. As fake news foram todas rebatidas com fatos incontestáveis, inclusive imagens em tempo real do ex-presidente em conversas com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, além de ministros do Supremo e com seu gabinete de transição. Ressuscitado politicamente, Lula confirma seu tesão juvenil pelo poder e já costura com o Legislativo e o Judiciário os acordos necessários para garantir a governabilidade a partir de 2023...

avatar
Claudio Dantas
3 minutos de leitura 10.11.2022 13:15 comentários 0
Abandonem o incapaz
Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Jair Bolsonaro teve um infarto passeando de jetski no Guarujá e foi levado às pressas ao Albert Einstein? Ou estaria numa sala de cirurgia incomunicável para operar nova hérnia incisional? Versões semelhantes a essas, mas sobre Lula, foram espalhadas pelos bolsonaristas nas redes quando o petista desapareceu na semana passada — estava em lua-de-mel na Bahia. As fake news foram todas rebatidas com fatos incontestáveis, inclusive imagens em tempo real do ex-presidente em conversas com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, além de ministros do Supremo e com seu gabinete de transição. Ressuscitado politicamente, Lula confirma seu tesão juvenil pelo poder e já costura com o Legislativo e o Judiciário os acordos necessários para garantir a governabilidade a partir de 2023.

Na prática, exerce o mandato de forma antecipada, diante da absoluta omissão de Bolsonaro, que parece ter abandonado a cadeira presidencial, assim como o Ministério da Defesa abandonou os ‘bolsonaristas de rua’ que sonhavam, ao relento, com um relatório bombástico cheio de provas sobre fraudes nas urnas. Ontem, conversei com vários de seus ainda ministros e todos se sentem de alguma forma abandonados pelo presidente, que vai deixando passar a chance histórica de articular uma oposição consistente ao PT, considerando as amplas bancadas eleitas no Congresso. Era visível o constrangimento de Lira ontem ao posar com Lula na saída da residência oficial da Câmara. Como revelei semanas atrás, o deputado imaginava a formação de um bloco (ou até uma federação) de partidos de centro-direita capazes de pautar a agenda de reformas e inviabilizar o projeto de poder lulista. Sem apoio, cuida agora de garantir sua sobrevivência política.

Na política profissional, o pragmatismo fala mais alto. Gilberto Kassab, que reelegeu o bolsonarista Ratinho Jr no Paraná e fez o vice do bolsonarista Tarcísio de Freitas em São Paulo, já negociou com Lula a reeleição de Rodrigo Pacheco para o comando do Senado. Luciano Bivar, do PSL que Bolsonaro entregou de mão beijada, também acena para o petista. Valdemar Costa Neto, por sua vez, anunciou que fará oposição, mas metade da bancada do PL, a mesma que foi eleita pelas mãos do atual presidente, está disposta a ir para o colo de Lula. Enquanto isso, parlamentares bolsonaristas, que sofrem de insuperável preguiça mental, fazem circo nas redes sociais, em vez de trabalharem no Legislativo contra a tão falada venezuelização do país. Não sei quem aconselha Bolsonaro ou se ele ouve conselho de alguém, mas seu ‘luto eleitoral pela perda da Presidência’ apenas confirma a miopia política de quem poderia estar, neste momento, dividindo as manchetes com Lula e ajudando a equilibrar a balança de poder.

O melhor que a centro-direita pode fazer, caso queira continuar existindo politicamente, é abandonar o bolsonarismo e trilhar seu próprio caminho.

Mais Lidas

1

Novas regras do futebol entram em vigor

Visualizar notícia
2

Ministério lista marcas de café que devem ser evitadas

Visualizar notícia
3

Bruno, ex goleiro do Flamengo e condenado por assassinato, vai jogar no Espirito Santo

Visualizar notícia
4

França: triunfo nacional-populista e ameaça extremista à esquerda

Visualizar notícia
5

Bellingham é investigado pela UEFA por comemoração

Visualizar notícia
6

Donos do Boston Celtics vendem equipe por 25 bilhões

Visualizar notícia
7

‘Gilmarpalooza’ é criticado em revista de Portugal como “orgia de promiscuidade”

Visualizar notícia
8

STF virou o monstro de Frankenstein

Visualizar notícia
9

Vaticano excomunga Dom Carlo Maria Vigano, opositor do papa

Visualizar notícia
10

Família de Neymar acumula dívidas apesar de fortuna bilionária

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Bolsonaro sozinho Bolsonaro sumiu centro-direita Jair Bolsonaro transição de governo
< Notícia Anterior

Cristina Kirchner pede suspeição de juíza que conduz investigação sobre atentado

10.11.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Wellington Dias quer ampliar investimentos para R$ 100 bilhões em 2023

10.11.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Claudio Dantas

Claudio Dantas é diretor-geral de Jornalismo de O Antagonista. Com mais de duas décadas cobrindo o poder, já atuou nas redações de EFE, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IstoÉ. Ganhou os prêmios Esso, Embratel e Direitos Humanos. Está entre os jornalistas mais influentes do Twitter e venceu três vezes o iBest de melhor veículo de política.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Não adianta xingar jornalista de cretino, Lula

Não adianta xingar jornalista de cretino, Lula

Madeleine Lacsko
28.06.2024 21:14 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Josias Teófilo na Crusoé: Como tornar as cidades brasileiras menos feias

Josias Teófilo na Crusoé: Como tornar as cidades brasileiras menos feias

28.06.2024 14:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jerônimo Teixeira na Crusoé: Churrascão cordial em Lisboa

Jerônimo Teixeira na Crusoé: Churrascão cordial em Lisboa

28.06.2024 14:45 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Congresso avança legalização dos jogos sem enfrentar polêmicas

Congresso avança legalização dos jogos sem enfrentar polêmicas

Madeleine Lacsko
27.06.2024 20:05 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.