Zelensky sobre libertação das reféns: “Conhecemos a dor da separação”
Presidente ucraniano afirmou que a libertação das três reféns israelenses marca um momento "profundamente significativo"
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), comemorou neste domingo, 19, a libertação das três reféns israelenses, e classificou o momento como “profundamente significativo”.
“Ver famílias reunidas e saber das lágrimas de alívio e alegria que isso traz é algo com que todos podemos nos conectar”, escreveu Zelensky no X.
“Como ucranianos, conhecemos a dor da separação e a esperança de trazer os entes queridos de volta para casa.”
“O caminho para a paz duradoura e a dignidade para todas as pessoas ainda é longo e desafiador, mas esperamos mais progresso em direção à segurança, estabilidade e vida normal em todo o Oriente Médio”, acrescentou.
“A Ucrânia deseja paz, justiça e garantias de segurança confiáveis para todas as nações, assim como continuamos a lutar por elas nós mesmos.”
Ex-reféns retornam a Israel
Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher, libertadas neste domingo, 19, depois de passarem 471 dias nas mãos dos terroristas do Hamas, foram levadas a uma instalação das Forças de Defesa de Israel, próxima à fronteira com a Faixa de Gaza, onde se reuniram com suas mães.
Segundo os militares israelenses, as três agora ex-reféns passaram por avaliações médicas preliminares no local antes de serem encaminhadas a hospitais, onde se encontraram com o restante de seus parentes.
Autoridades indicaram que o estado de saúde delas é considerado “bom” e que nenhuma requer cuidados médicos imediatos, de acordo com a emissora pública KAN.
“Um grande dia”
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu descreveu o retorno como “um dia incrivelmente comovente”.
Em conversa com Gal Hirsch, responsável pelo contato com os reféns, ele declarou: “Elas são as primeiras reféns que estamos trazendo para casa nesta rodada. Diga a elas que toda a nação as abraça, sejam bem-vindas ao lar.”
“Eu sei, todos nós sabemos, que eles passaram pelo inferno, eles estão indo da escuridão para a luz, eles estão realmente saindo da escravidão pela liberdade”, acrescentou Netanyahu. “Este momento foi alcançado por meio do sacrifício e bravura de nossos lutadores heróicos… este é um grande momento, um momento emocionante. Um grande dia.”
Como mostramos, as agora ex-reféns foram entregues a representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que coordena o transporte para posições controladas pelo Exército de Israel.
Leia também: Quem são as três reféns israelenses na lista do Hamas a serem libertadas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)