Zelensky fala em criar “zona-tampão” na região russa de Kursk
Essa foi a primeira vez que o presidente ucraniano se manifestou sobre o objetivo da operação no território russo
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo, 18 de agosto, que o objetivo da incursão militar de seu país na região russa de Kursk é criar uma zona-tampão para evitar novos ataques das forças de Vladimir Putin.
“Agora, nossa principal tarefa nas operações defensivas em geral é destruir o máximo possível do potencial de guerra russo e realizar o máximo de ações contraofensivas. Isso inclui criar uma zona-tampão no território do agressor —nossa operação na região de Kursk”, afirmou o presidente ucraniano em discurso.
Essa foi a primeira vez que Zelensky se manifestou sobre o objetivo da operação. Até então, ele afirmava que a incursão visava proteger a população da cidade fronteiriça de Sumi de bombardeios russos.
Neste domingo, como mostramos, as forças ucranianas afirmaram ter atacado uma ponte na região de Kursk em uma tentativa de interromper as operações de combate da Rússia no território.
Na sexta-feira, 16 de agosto, uma outra ponte sobre o rio Seym, também em Kursk, havia sido destruída.
“Uma nova ponte a menos. A Força Aérea continua a privar o inimigo das suas capacidades logísticas por meio de ataques aéreos de precisão”, afirmou o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, em comunicado gravado em vídeo.
As tropas ucranianas cruzaram as fronteiras da Rússia no início deste mês, lançando uma ofensiva que pegou Moscou e os aliados ocidentais de surpresa.
A operação pode alterar a dinâmica da guerra, colocando o governo de Vladimir Putin em uma situação defensiva inédita.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)