Visita de Pelosi a Taiwan só pode dar errado, mas chance de guerra é baixa
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, aterrissou no aeroporto de Taipei, em Taiwan, na noite desta terça, 2, horário local, lembra a Crusoé. A visita, que deve durar apenas uma noite...
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, aterrissou no aeroporto de Taipei, em Taiwan, na noite desta terça, 2, horário local, lembra a Crusoé. A visita, que deve durar apenas uma noite, tem tudo para dar errado, ainda que a chance de um conflito militar seja baixa.
“A ditadura chinesa considera Taiwan uma província rebelde, que um dia será unificada, embora o governo com sede em Taipei seja na prática um país independente. Nessa disputa sem solução fácil, os Estados Unidos assumiram uma posição ambígua. Desde os anos 1970, os americanos adotaram a doutrina de ‘uma só China’, que reconhece apenas o governo de Pequim. Em 1979, a embaixada americana em Taiwan foi fechada e os dois países cortaram laços diplomáticos. Mais tarde, os americanos passaram a dar apoio militar a Taiwan, mas sem reconhecer oficialmente o governo da ilha.”
“A ida de Nancy Pelosi embaralha tudo, ao sinalizar que os Estados Unidos estariam pensando em reconhecer o governo de Taiwan. Pelosi é a mais graduada autoridade americana a pisar na ilha em 25 anos.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)