Venezuela: “Ninguém pode ignorar os resultados”, diz oposição sobre primárias
A oposição política da Venezuela reafirmou, nesta quarta-feira (1º), o seu apoio à líder María Corina Machado (foto) como candidata...
A oposição política da Venezuela reafirmou, nesta quarta-feira (1º), o seu apoio à líder María Corina Machado (foto) como candidata nas próximas eleições presidenciais, mesmo diante de sua inabilitação política e da invalidação das eleições primárias, onde ela saiu vitoriosa.
Em uma entrevista coletiva, Biagio Pilieri, membro da coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), afirmou que “nada e ninguém pode ignorar os resultados e seus efeitos políticos” e destacou a importância dos fatores democráticos.
Pilieri ressaltou que, apesar dos obstáculos, a candidatura de Machado conta com um mandato claro do povo venezuelano e que as forças democráticas estão lideradas por ela. Segundo ele, com Machado como candidata, eles têm a confiança de que vencerão as eleições presidenciais de 2024.
As eleições primárias para escolher o rival do presidente Nicolás Maduro em 2024 foram realizadas por autogestão em 22 de outubro, com a participação de 2,4 milhões de eleitores, de acordo com os organizadores. María Corina Machado foi a vencedora com impressionantes 92% dos votos.
No entanto, o chavismo não reconhece os resultados e alega que os números foram inflados. O Supremo Tribunal venezuelano, aparelhado pelo governo, suspendeu “todos os efeitos” das primárias em resposta a uma liminar. Além disso, o Ministério Público iniciou uma investigação sobre a comissão organizadora das eleições primárias, sob suspeita de fraude.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)