“Traficantes são vítimas dos usuários também”, diz Lula
Declaração foi dada em meio ao combate do governo Trump ao narcotráfico na América Latina
O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira, 24, durante encontro na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na Indonésia, que os traficantes de drogas são “vítimas dos usuários também”.
A declaração foi dada em meio à intensificação do combate do governo Trump ao narcotráfico na América Latina.
“Eu, antes de falar, sabe, de julgar alguém, antes de punir alguém, eu tenho que julgar essa pessoa. Eu tenho que ter provas. Você não pode simplesmente dizer, sabe, que você vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outro [sic], sem levar em conta a Constituição dos outros país [sic], a autodeterminação dos povos, sem levar em conta a soberania territorial de cada país…
Sabe, porque se o mundo ficar uma terra sem lei e sem respeitabilidade, vai ficar muito difícil viver. Eu espero, se o presidente Trump quiser discutir esse assunto comigo, eu terei imenso prazer de discutir com ele o assunto, imenso prazer. Sabe? Esse e outros assuntos. Porque, veja, o mundo não pode continuar nessa polarização, sabe, do bem contra o mal a vida inteira.
Hã… Toda vez que a gente fala de combater as drogas, ah, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são, sabe, vítimas dos usuários também. Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende. Então é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga.
No caso do Brasil, nós estamos com a frente da Polícia Federal, que envolve polícias estaduais, que nós queremos combater o tráfico… o tráfico de droga, o narcotráfico, o tráfico de armas, sabe? Porque… O contrabando.
Mas isso é preciso que a gente trabalhe em harmonia com os países. É muito melhor os Estados Unidos se dispor a conversar com a polícia dos outros países, com o Ministério da Justiça de cada país, pra gente fazer uma coisa conjunta. Porque se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro pra fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra ‘respeitabilidade’ e a ‘soberania’ dos países? É ruim.
Então eu pretendo, pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump, se ele colocar na mesa.”
Leia também em Crusoé: Lulismo eterno
Governo Trump contra cartéis
Sem cita a Venezuela de Nicolás Maduro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta, 23, que deve realizar ações militares em terra contra cartéis.
O assunto deve ser discutido com o Congresso americano, segundo o republicano.
“Bem, não acho que vamos necessariamente pedir uma declaração de guerra. Acho que vamos apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país. Certo? Vamos matá-las.”
O governo Trump acusa o ditador Nicolás Maduro de chefiar o Cartel de Los Soles.
Leia também: CIA está autorizada a derrubar Maduro na Venezuela, segundo New York Times
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Márcio Roberto Jorcovix
24.10.2025 17:53Isto que ele falou para os Estados Unidos respeitar a soberania nacional, porque não vale para a Rússia? Está fazendo coisa muito pior
Emerson
24.10.2025 15:50Nepotismo liberado . traficante considerado vítima ...... é para fechar a semana !
Rafael Tomasco
24.10.2025 13:39Reitero o que foi dito abaixo: a raíz do pensamento é corretíssima. Acredito piamente que este senhor analfabeto, cachaceiro da pior espécie, que não sabe sequer falar direito e não tem qualquer postura de presidente da República, tenha se enrolado durante o discurso e soltado essa maravilhosa gafe, apesar do já evidente e comprovado histórico de leniência e proteção a criminosos da sua base de apoio ao longo de todos esses anos, tratando marginais e integrantes do crime rganizado como meros coitados
Ione Maria da Silva
24.10.2025 13:09Não dá pra acreditar que esse sujeito fez uma declaração dessa. Que absurdo!!
Ademir Fenicio
24.10.2025 10:31Internacionalmente ofende o povo brasileiro por ter elegido isso ai
Luis Eduardo Rezende Caracik
24.10.2025 10:26A raiz do pensamento está correta, mas a fala não poderia ser pior....
Marian
24.10.2025 09:58Então o bandido é sempre vítima, em qualquer circunstância? Inacreditável. Estamos perto da construção da usina para estocar vento.
Denise Pereira da Silva
24.10.2025 09:20A quantidade de m3rd4 que sai da boca de Lula é infinita.
ROGERIO BANDEIRA DE GOUVEA MACHADO
24.10.2025 09:14Como um pústula desses chegou a presidência desde pais, pelo amor de Deus.