UE ameaça vetar texto final da COP 30 sem menção a combustíveis fósseis
Comissário europeu afirma que rascunho “não tem ciência nem transição” e exige mudanças imediatas
A União Europeia indicou nesta sexta-feira, 21, que pode bloquear o acordo final da COP30.
O bloco europeu exige mudanças nos documentos divulgados na madrugada. Como mostramos, os rascunhos não mencionam combustíveis fósseis, frustrando participantes que esperavam definir um mapa do caminho para o fim do uso dessas fontes.
Segundo o G1, o comissário europeu de Clima, Wopke Hoekstra, afirmou que o novo texto “não tem ciência, não tem transição e mostra fraqueza”,
“Então, vou ser igualmente claro. Em nenhuma circunstância nós vamos aceitar isso. E nada que chegue sequer perto disso — e digo isso com dor no coração — nada que se aproxime do que está na mesa agora”, disse Hoekstra.
“Sim, ainda temos algumas horas. Vocês podem contar conosco para fazer tudo o que for possível para chegar a um resultado. Não pela União Europeia. Mas por todos nós”, acrescentou.
Outros países — como Colômbia, França e Reino Unido — também sinalizaram, na quinta-feira, 20, que não endossariam um texto final da COP30 sem um mapa global de transição para abandonar os combustíveis fósseis.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Annie
22.11.2025 09:15Vamos pensar quanto dinheiro foi gasto para nada.
Marcia Elizabeth Brunetti
22.11.2025 07:12COP30, além de uma vergonha em termos de produção do evento, agora um fiasco em termos de resultados práticos dessa reunião.