Turquia prende espiões acusados de monitorar Uigures para a China
A Turquia prendeu seis suspeitos de espionar Uigures para a China, aprofundando o escrutínio sobre o tratamento da minoria Uigur por Pequim.
![Turquia prende espiões acusados de monitorar Uigures para a China](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2024/02/GettyImages-1188557897.jpg)
As autoridades turcas detiveram seis pessoas suspeitas de espionar os Uigures na Turquia para o serviço de inteligência da China, e outro suspeito está sendo procurado pela polícia, informou a agência de notícias estatal Anadolu na terça-feira.
Investigação em Istambul
Os procuradores em Istambul identificaram sete pessoas que se acredita estarem coletando informações sobre indivíduos notáveis da comunidade Uigur e algumas associações ligadas a eles na Turquia, disse Anadolu, sem fornecer mais detalhes.
A comunidade Uigur na Turquia
Acredita-se que cerca de 50.000 Uigures vivem na Turquia, a maior diáspora Uigur fora da Ásia Central. Os turcos têm laços étnicos, religiosos e linguísticos estreitos com os Uigures, um povo majoritariamente muçulmano que fala uma língua turca.
Críticas à China
Pequim tem sido alvo de escrutínio – incluindo de Ancara – sobre seu tratamento à sua minoria Uigur. A embaixada da China na Turquia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o relato da Anadolu.
Outras operações de inteligência na Turquia
No mês passado, as autoridades turcas detiveram 34 pessoas suspeitas de estarem ligadas ao serviço de inteligência Mossad de Israel e de alvejarem palestinos que vivem na Turquia. O serviço de inteligência MIT desde então realizou outras operações contra suspeitos agentes do Mossad na Turquia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)