Trump, sobre incêndios em Los Angeles: “Políticos incompetentes”
Presidente eleito dos Estados Unidos critica demora para controlar as chamas em pior incêndio da história da cidade
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), voltou a criticar autoridades da Califórnia neste domingo, 12, pela gestão dos incêndios florestais que devastam Los Angeles. Trump chamou os responsáveis de “incompetentes” e criticou a demora para controlar as chamas, que já destruíram mais de 12 mil estruturas e desabrigaram 150 mil pessoas.
“Os incêndios continuam queimando em Los Angeles. Políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los”, escreveu Trump na rede Truth Social. “Milhares de grandes casas desapareceram e muitas outras logo serão perdidas. Há mortes por toda parte.”
Os incêndios avançam rapidamente e já destruíram quase 10 mil acres na região, além de 16 mortes, segundo dados divulgados neste domingo.
Um dos focos mais graves, em Pacific Palisades, ameaça o Getty Center e áreas densamente povoadas, como o Vale de San Fernando. Até agora, apenas 11% das chamas foram contidas, segundo as autoridades.
A gestão dos incêndios gerou críticas às autoridades locais. Hidrantes secos e falta de recursos dificultaram a resposta inicial, enquanto a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, enfrentou questionamentos por estar fora da cidade no início da crise.
Bass, que estava em uma visita oficial a Gana, prometeu revisar eventuais falhas após o fim da emergência.
Governador da Califórnia rebate Trump
O governador Gavin Newsom, alvo de ataques de Trump, rebateu os ataques de Trump. O presidente eleito dos EUA afirmou que o democrata bloqueou uma suposta “declaração de restauração de água” que permitiria o uso de milhões de galões para combater os incêndios.
Em resposta, o escritório de Newsom disse que o documento mencionado por Trump não existe e acusou o presidente eleito de disseminar informações falsas.
“Trump está politizando uma tragédia”, afirmou Newsom, que convidou o republicano para visitar as áreas atingidas e “ver em primeira mão” a devastação. Até o momento, Trump não respondeu ao convite.
O democrata também reagiu a declarações do bilionário Elon Musk, aliado de Trump, que acusou Newsom de descriminalizar os saques em meio aos incêndios.
“É mentira. Saques são ilegais, como sempre foram. Os responsáveis serão presos e processados”, afirmou Newsom.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
12.01.2025 17:46De incompetentes o mundo está lotado mesmo. O pior é a incompetência aliada a objetivos, nada republicanos.
Clayton De Souza pontes
12.01.2025 15:30O Lula vai continuar em cima do muro enquanto o Maduro vai dobrar a aposta pra não ir pra cadeia. E o povo venezuelano vai continuar sofrendo