Trump não descarta buscar terceiro mandato: “Não estou brincando”
Presidente dos EUA diz que há maneiras de contornar a 22ª Emenda, que limita a dois os mandatos presidenciais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), voltou a levantar a possibilidade de um terceiro mandato, apesar da proibição constitucional americana.
Em entrevista à NBC neste domingo, 30, ele afirmou que não está “brincando” sobre o tema e sugeriu que há maneiras de contornar a 22ª Emenda, que limita a dois os mandatos presidenciais.
Questionado pela apresentadora Kristen Welker, do programa “Meet the Press”, Trump disse que “muitas pessoas” gostariam que ele concorresse novamente. “Temos um longo caminho pela frente”, afirmou.
Welker disse ter ouvido Trump “brincar” sobre um terceiro mandato várias vezes. Ele garantiu que não se tratava de uma piada.
“Não, não estou brincando. Não estou brincando.”
Depois da entrevista, a Casa Branca afirmou que ainda é “muito cedo” para discutir o assunto. O diretor de comunicação Steven Cheung disse que Trump está focado em reverter as políticas do ex-presidente Joe Biden e reafirmou seu compromisso com a agenda “América Primeiro”.
A viabilidade de um terceiro mandato, no entanto, enfrenta vários obstáculos. Alterar a Constituição exigiria apoio de dois terços do Congresso e ratificação por três quartos dos estados.
Uma alternativa especulada seria a candidatura do vice-presidente JD Vance em 2028, que, após eleito, renunciaria para abrir caminho para Trump.
Confrontado com essa hipótese, o republicano confirmou que essa seria uma possibilidade, mas afirmou que há “outros métodos”, sem detalhá-los.
Figuras do núcleo duro trumpista, como o ex-estrategista Steve Bannon, já defenderam a ideia de um terceiro mandato.
Leia também: Trump se diz “muito irritado” com Putin e ameaça impor tarifas à Rússia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jorge Irineu Hosang
30.03.2025 20:55Mais um populista achando que é Deus e todos o querem lá!! Assim a Democracia derrete no País que foi símbolo dela e a defendeu por mais de um século e assim, o exemplo de um mundo civilizado desmorona perante os demais países, entre eles nosso Brasil Varonil, que além de já não ter mais nada de Republicano também tem muito pouco de Democracia. Tempos sombrios!! Fato é que, para quem é muito amigo do Putin, isso não me surpreende!! Se duvidar se ele vier mesmo a anexar os Canadá e a Groelândia aos EUA, depois é capaz de deixar que a Rússia anexe os EUA.