Trump formaliza reclamação por “sabotagem” na ONU
Presidente americano relatou falha na escada rolante, teleprompter e som durante a Assembleia-Geral
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), enviou uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, após alegar ter sido vítima de uma “tripla sabotagem” durante sua participação na Assembleia-Geral da ONU na terça-feira, 23.
Em postagem na rede Truth Social, Trump afirmou que ele e a primeira-dama, Melania Trump, quase caíram quando quando uma escada rolante que levava ao andar principal do evento parou bruscamente.
“UMA VERDADEIRA VERGONHA aconteceu nas Nações Unidas ontem — Não um, não dois, mas três eventos muito sinistros! Primeiro, a escada rolante que levava ao andar principal dos discursos parou bruscamente. Parou num piscar de olhos. É incrível que Melania e eu não tenhamos caído de cara nas bordas afiadas desses degraus de aço. Acontece que estávamos segurando o corrimão com força, ou teria sido um desastre.
Isso foi pura sabotagem, como observado em uma “postagem” do dia anterior no The London Times, que dizia que funcionários da ONU “brincaram sobre desligar uma escada rolante”. As pessoas que fizeram isso deveriam ser presas!“, destacou.
Trump relatou um outro incidente. Segundo ele, o teleprompter falhou completamente no momento de seu discurso, o que o levou a improvisar.
“Então, enquanto eu estava diante de uma multidão de milhões de pessoas em todo o mundo, na televisão, e líderes importantes no Hall, meu teleprompter não funcionou. Estava completamente escuro. Imediatamente pensei comigo mesmo: “Nossa, primeiro o evento da escada rolante, e agora um teleprompter ruim. Que tipo de lugar é esse?” Em seguida, comecei a fazer um discurso sem teleprompter, que começou a ser transmitido cerca de 15 minutos depois. A boa notícia é que o discurso recebeu críticas fantásticas. Talvez tenham apreciado o fato de que pouquíssimas pessoas poderiam ter feito o que eu fiz”.
Por último, Trump afirmou que o o sistema de som do auditório onde a Assembleia-Geral ocorreu estava desligado, impedindo que os presentes ouvissem seu discurso.
A única forma, segundo Trump, era através dos fones de tradução simultânea.
“E terceiro, depois de fazer o discurso, me disseram que o som estava completamente desligado no auditório onde o discurso foi feito, que os líderes mundiais, a menos que usassem os fones de ouvido dos intérpretes, não conseguiam ouvir nada. A primeira pessoa que vi ao final do discurso foi Melania, que estava sentada bem na frente. Eu disse: “Como me saí?” E ela disse: “Não consegui ouvir uma palavra do que você disse”. Isso não foi uma coincidência, foi uma tripla sabotagem na ONU. Eles deveriam ter vergonha de si mesmos.“
Além de encaminhar uma carta à ONU, Trump disse que o governo americano fará uma investigação sobre os incidentes.
“Estou enviando uma cópia desta carta ao Secretário-Geral e exijo uma investigação imediata. Não é de se admirar que as Nações Unidas não tenham conseguido fazer o trabalho para o qual foram criadas. Todas as fitas de segurança da escada rolante devem ser salvas, especialmente o botão de parada de emergência. O Serviço Secreto está envolvido. Obrigado pela sua atenção a este assunto!”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
FRANCISCO JUNIOR
24.09.2025 22:27A ONU depende de financiamento dos países para funcionar, e os EUA tem diminuído o $ doada à ONU.