Trump exige tratado nuclear “mais moderno” com Rússia
Presidente dos EUA afirmou que 'New Start' foi mal negociado e violado pelos russos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu nesta quinta-feira, 5, a negociação de um novo tratado nuclear para substituir o “New Start”, cujos termos expiraram na noite da última quarta, 4.
Em postagem na Truth Social, Trump afirmou que o acordo anterior firmado pelo ex-presidente Barack Obama, classificado pelo republicano como “mal negociado pelos Estados Unidos”, estaria sendo “flagrantemente violado” e deveria ser substituído por um tratado mais moderno e com maior duração.
“Em vez de estender o “NOVO START” (um acordo mal negociado pelos Estados Unidos que, além de tudo, está sendo flagrantemente violado), deveríamos ter nossos especialistas nucleares trabalhando em um tratado novo, aprimorado e modernizado que possa durar por muito tempo no futuro”, escreveu.
Trump acrescentou que os Estados Unidos são “o país mais poderoso do mundo” e que ele teria “reconstruído completamente” as Forças Armadas durante seus dois mandatos, incluindo o desenvolvimento de novas armas nucleares e a modernização de outras já existentes.
New Start
O fim do Tratado New Start, assinado em 2010 e prorrogado por cinco anos em 2021, marca o encerramento de mais de meio século de acordos de controle de armas entre as duas maiores potências nucleares do mundo.
O tratado limitava Estados Unidos e Rússia a um máximo de 1.550 ogivas nucleares estratégicas implantadas e 700 sistemas de lançamento operacionais.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o momento representa um “marco preocupante para a paz e a segurança internacionais”, já que, pela primeira vez desde a década de 1960, não existem limites juridicamente vinculantes para os arsenais estratégicos de Washington e Moscou.
Rússia
Em setembro do ano passado, Moscou enviou uma proposta para a renovação do New START por um ano.
O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, afirmou que a “falta de resposta também é uma resposta”.
O New START não foi o primeiro acordo desse tipo. O START 1 foi assinado em 1991, ainda no fim da Guerra Fria, e entrou em vigor em 1994. O START 2, definido em 1993, acabou abandonado após tensões entre Moscou e Washington no início dos anos 2000.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)