Trump diz que “provavelmente” se encontrará com Zelensky
Donald Trump disse, na quarta-feira, 18 de setembro, que "provavelmente" verá o líder ucraniano Volodymyr Zelensky durante sua visita aos Estados Unidos na próxima semana
O candidato presidencial republicano dos EUA, Donald Trump, disse, na quarta-feira, 18 de setembro, que “provavelmente” verá o líder ucraniano Volodymyr Zelensky durante sua visita aos Estados Unidos na próxima semana.
Zelenskyy comparecerá à 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York na próxima semana. Ele deve fazer um discurso e, em algum momento, apresentar seu chamado plano de vitória para a Ucrânia em sua guerra contra a invasão em larga escala da Rússia.
Enquanto o cético da Otan Trump tem evitado repetidamente dizer que quer que a Ucrânia derrote a Rússia, os democratas dos EUA — incluindo o presidente Joe Biden e a candidata presidencial Kamala Harris — apoiaram fortemente Kiev com ajuda militar para afastar a agressão de Moscou.
Pesquisas em estados-chave para a eleição de novembro nos EUA mostram uma disputa acirrada entre Trump e Harris, e uma administração republicana liderada por Trump poderia potencialmente reduzir ou até mesmo encerrar o apoio americano à Ucrânia, o que marcaria uma mudança radical na política externa dos EUA — e deixaria Kiev privada de seu apoiador mais importante.
Trump e Zelensky
Trump e Zelenskyy conversaram anteriormente por telefone em julho, mas um encontro entre os dois marcaria sua primeira interação pessoal desde que Trump deixou a Casa Branca em janeiro de 2021.
Em julho de 2019, outro telefonema entre os dois levou ao primeiro pedido de impeachment de Trump depois que ele pressionou Zelensky a investigar o então candidato presidencial democrata Joe Biden e seu filho Hunter.
Trump disse mais tarde que, no telefonema de 2019 com o presidente ucraniano, não fez nenhum pedido claro de favor em troca da liberação de dinheiro de ajuda militar americana para a Ucrânia. Trump foi absolvido pelo Senado dos EUA.
Durante uma entrevista com o bilionário da tecnologia Elon Musk no X em agosto, Trump descreveu Zelensky como “muito honrado” e disse: “Não há ninguém que se sinta pior sobre a situação da Ucrânia do que eu”.
Zelensky também deve se encontrar com Harris durante sua viagem, de acordo com vários relatos da mídia.
Leia também: Instituto brasileiro aponta Kamala liderando contra Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)