Trump aumenta tarifas sobre Canadá após vídeo com discurso de Reagan
Presidente dos EUA chamou o anúncio de “fraudulento” e afirmou que a peça buscava manipular decisões da Suprema Corte americana
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), anunciou neste sábado, 25, que elevará em 10% as tarifas sobre produtos canadenses.
A medida é uma reação a uma propaganda paga pela província de Ontário que usou falas do ex-presidente Ronald Reagan para criticar tarifas e protecionismo.
Trump chamou o anúncio de “fraudulento” e afirmou que a peça buscava manipular decisões da Suprema Corte americana sobre tarifas.
“Devido à grave deturpação dos fatos e ao ato hostil, estou aumentando a tarifa do Canadá em 10%, além do que eles estão pagando atualmente. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!”, disse o presidente em publicação nas redes sociais.
O áudio usado na propaganda é autêntico, mas teve pequenas edições que rearranjaram o discurso original de 1987. A província de Ontário retirou o anúncio do ar após a reação de Trump.
Leia também: Fundação Reagan esclarece que ex-presidente implementou tarifas contra “práticas injustas”
Impacto das tarifas
A tarifa-base dos EUA sobre o Canadá já é de 35%, mas a nova medida amplia o impacto sobre setores específicos, como aço, alumínio e veículos.
Carros e caminhões fabricados no Canadá têm apenas parte da tarifa de 25% aplicada. GM e Stellantis anunciaram cortes na produção de veículos no país, elevando a tensão bilateral.
Trump havia suspendido as negociações com o Canadá na quinta-feira, 23. Ele afirmou que não pretende se reunir com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, durante sua viagem à Ásia. O anúncio do aumento das tarifas acontece após meses de diálogo sobre redução de impostos e compensações comerciais.
A economia canadense já sofreu com tarifas americanas; cerca de três quartos das exportações do país têm como destino os EUA. Ontário, com cerca de 16 milhões de habitantes, concentra indústrias de aço e automóveis afetadas pelos impostos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)