Tropas russas esperam sinal verde de Putin para atacar Ucrânia, dizem EUA
Cerca de 80% dos 190 mil soldados russos (foto) e forças separatistas pró-Rússia estão mobilizados para atacar a Ucrânia e apenas à espera de uma ordem de Vladimir Putin, informou o Departamento de Defesa dos EUA nesta quarta-feira, 23...
Cerca de 80% dos 190 mil soldados russos (foto) e forças separatistas pró-Rússia estão mobilizados para atacar a Ucrânia e apenas à espera de uma ordem de Vladimir Putin, informou o Departamento de Defesa dos EUA nesta quarta-feira, 23.
Desde janeiro, a Casa Branca alerta para uma “iminente” invasão da Ucrânia pelos russos, mas nesta semana o risco de conflito aumentou muito após Putin reconhecer as regiões separatistas do país como repúblicas independentes.
“Eles estão prontos para partir se receberem a ordem”, disse um alto funcionário do Pentágono a repórteres, segundo a rede americana NBC. Segundo esse funcionário, todas as forças que os EUA esperavam que Moscou reunisse estão agora posicionadas entre 5 km e 50 km da fronteira ucraniana.
Autoridades americanas, da Otan e da União Europeia disseram na terça (22), que as forças russas já começaram a invadir as regiões separatistas do leste ucraniano, e Joe Biden classificou a medida de Putin como “início de uma invasão russa da Ucrânia”.
Nesta quarta (23), o Kremlin disse nesta quarta que líderes separatistas pediram a “ajuda de Putin para repelir a agressão das Forças Armadas da Ucrânia”. As autoridades ucranianas negaram que tenha havido alguma agressão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)