Traição climática na COP29?
Diretor-executivo da conferência é flagrado negociando "oportunidades de investimentos em combustíveis fósseis" com supostos investidores
O diretor executivo da conferência sobre mudanças climáticas COP29 no Azerbaijão, Elnur Soltanov, foi flagrado negociando “acordo de combustíveis fósseis” com um homem que se apresentava como um investidor, segundo a BBC News.
Soltanov, que também é vice-ministro de energia do Azerbaijão, faz parte do conselho da empresa estatal de petróleo Socar. Ele aparece em uma gravação secreta dizendo: “Temos muito campos de gás que precisam ser desenvolvidos”.
Petróleo e gás representam mais da metade da economia total do Azerbaijão e mais de 90% das exportações a outros países.
A equipe da COP29 do Azerbaijão não respondeu sobre a contradição após um pedido de comentário feito pela BCC News.
As gravações secretas
A 29ª conferência será iniciada na próxima segunda-feira, 11, em Baku, capital do Azerbaijão. Os governos discutem as estratégias para enfrentar as “mudanças climáticas”.
As gravações secretas divulgadas pela ONG Global Witness, porém, expuseram a contradição de Soltanov.
Segundo a BBC News, um dos membros se passou por um chefe de empresa de investimentos fictícios de uma empresa de energia sediada em Hong Kong. Ele demonstrou interesse em patrocinar a cúpula da COP29, mas priorizou a discussão sobre investimento na empresa estatal.
No encontro online, Soltanov disse que o objetivo da conferência era ‘resolver a crise climática”, porém, que “as portas do Azerbaijão” estavam abertas e os acordos sobre petróleo e gás poderiam ser fechados.
“Há muitas joint ventures que poderiam ser estabelecidas”, afirmou.
A ONU disse que não comentaria sobre a reportagem da BBC News e garantiu que os “padrões são rigorosos mesmo a quem sedia a conferência”. .
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)