The Insider: relatório indica que Alexei Navalny morreu envenenado
Um relatório publicado no domingo, 29 de setembro, pelo meio de comunicação com foco na Rússia “The Insider” citou vários médicos que descreveram os sintomas descritos nos arquivos como típicos de envenenamento
Segundo informações oficiais do governo russo, o crítico do Kremlin, Alexei Navalny, morreu de causas naturais no dia 16 de fevereiro de 2024. Mas, imediatamente após o anúncio da sua morte, começaram as especulações sobre se e como as autoridades de Putin estariam envolvidas nessa morte.
Documentos vazados das autoridades investigativas russas sugerem agora que o político da oposição foi envenenado.
Um relatório publicado no domingo, 29 de setembro, pelo meio de comunicação com foco na Rússia “The Insider” citou vários médicos que descreveram os sintomas descritos nos arquivos como típicos de envenenamento.
Navalny deitou-se no chão e queixou-se de fortes dores de estômago. “Ele reflexivamente começou a expelir o conteúdo do estômago, teve convulsões e perdeu a consciência”, cita o autor Roman Dobrokhotov de um dos documentos.
De acordo com o médico de emergência Alexander Polupan, que tratou Navalny após o envenenamento por Novichok em Omsk em 2020, estes sintomas observados pelos médicos não correspondem ao diagnóstico oficialmente declarado por Moscou.
“O curto intervalo entre a dor abdominal e os vômitos sugere uma possível exposição a um agente organofosforado – a mesma classe de substâncias do Novichok, mas neste caso pode ter sido usado internamente e não externamente”, disse Polupan à mídia. Outros médicos contactados pelo The Insider confirmam a opinião de Polupan.
Segundo a Rússia, Navalny, o crítico mais veemente de Vladimir Putin, morreu de arritmia cardíaca numa colônia penal no norte da Sibéria. Navalny foi preso em 2021, imediatamente após seu retorno à Rússia. O político da oposição já foi tratado na Alemanha depois de ter sido vítima de um ataque com veneno.
Leia também: Navalny: o sopro de liberdade que desafia Putin
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)