Texas vota pela inclusão de lições bíblicas nas escolas públicas
Se implementado, o novo currículo texano seguirá os esforços liderados por republicanos em estados vizinhos para aumentar a presença da religião cristã nas escolas públicas
O estado americano do Texas está prestes a aprovar um currículo escolar que incorpora ensinamentos bíblicos nas aulas de escolas primárias. A decisão final sobre essa proposta estava agendada para sexta-feira, 22 de novembro.
O currículo sugerido passou por uma votação preliminar apertada nesta semana no Conselho Estadual de Educação do Texas.
O conselho é composto por 15 membros: 11 republicanos e quatro democratas. Na quarta-feira, eles manifestaram apoio aos materiais em uma votação preliminar estreita por 8-7
Os membros eleitos do conselho ouviram longas horas de debates emocionados tanto de defensores quanto de críticos do material, que as escolas poderão começar a usar já no próximo ano letivo.
No Texas, a adoção desses materiais será opcional para as escolas, mas aquelas que optarem por usá-los receberão financiamento adicional.
Se o conselho der seguimento ao currículo, o Texas poderá se tornar o primeiro estado a introduzir lições bíblicas dessa forma nas escolas.
Elemento central da história americana
A Agência de Educação do Texas, responsável pela supervisão da educação pública para mais de 5 milhões de estudantes no estado, desenvolveu seu próprio material instrucional após a aprovação de uma lei em 2023 pela legislatura controlada pelo Partido Republicano.
O material proposto destaca ensinamentos cristãos mais do que qualquer outra religião nos módulos de leitura e artes da linguagem propostos para o jardim de infância até o quinto ano.
Os apoiadores do currículo defenderam que a Bíblia é um elemento central da história americana e que seu ensino enriqueceria o aprendizado dos alunos.
Iniciativas semelhantes em outros estados
Se implementado, o novo currículo texano seguirá os esforços liderados por republicanos em estados vizinhos para aumentar a presença da religião cristã nas escolas públicas.
Em Oklahoma, o chefe da educação estatal ordenou a presença de uma cópia da Bíblia em cada sala de aula e tentou incorporar os ensinos cristãos nos planos de aula para alunos do quinto ao décimo segundo anos.
A Louisiana busca implementar a exibição dos Dez Mandamentos em todas as salas de aula públicas a partir do próximo ano.
Leia também: Aliado de Trump, Ted Cruz é reeleito senador pelo Texas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)