Terceira dose da AstraZeneca produz forte resposta imune, diz estudo
Uma terceira dose da vacina contra a Covid- da AstraZeneca produz uma forte resposta imune, afirmaram pesquisadores nesta segunda-feira (28). Eles destacaram, no entanto, que ainda não há evidências de que essa dose de reforço seja necessária, considerando a falta de imunizantes em alguns países...
Uma terceira dose da vacina contra a Covid da AstraZeneca produz uma forte resposta imune, indicou um estudo da Universidade de Oxford divulgado nesta segunda-feira (28).
Os pesquisadores afirmaram, no entanto, que ainda não há evidências de que essa dose de reforço seja necessária e, considerando que há países com falta de imunizantes, fazer isso isso “não seria aceitável”.
Segundo o estudo, uma terceira dose da vacina aumenta as respostas imunes de anticorpos e de células T, ao mesmo tempo que a aplicação da segunda dose pode ser adiada para até 45 semanas após a aplicação da primeira e, ainda assim, levar a um aprimoramento da resposta imune.
Pesquisas anteriores já mostraram que o imunizante, produzido no Brasil pela Fiocruz, tem uma eficácia maior quando o intervalo de aplicação entre as doses é ampliado para 12 semanas, em vez de 4 semanas.
A pesquisa anunciada nesta segunda-feira foi divulgada em preprint, sem revisão de outros cientistas, e analisou 30 participantes que receberam uma segunda dose tardia e 90 que receberam uma terceira dose. Todas eles tinham menos de 55 anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)