Taylor Swift como cabo eleitoral na União Europeia?
A Comissão Europeia convidou a estrela pop americana Taylor Swift para incentivar o voto jovem nas eleições europeias. A ideia veio após o impacto de Swift na mobilização da juventude americana a se...
A Comissão Europeia convidou a estrela pop americana Taylor Swift para incentivar o voto jovem nas eleições europeias. A ideia veio após o impacto de Swift na mobilização da juventude americana a se registrar para votar nas eleições americanas.
O vice-presidente da Comissão, Margaritis Schinas, disse, numa entrevista coletiva, que “ninguém mobiliza a juventude tão bem quanto os jovens” e mencionou Swift como exemplo. Nos Estados Unidos, após um apelo de Swift em setembro passado, 35.000 jovens eleitores se inscreveram para votar no dia seguinte.
Um pedido da Europa
Schinas manifestou a esperança de que Swift faça o mesmo com os jovens europeus durante a sua apresentação em Paris, prevista para maio. “Tenho a esperança de que alguém de sua equipe de assessoria esteja acompanhando esta coletiva de imprensa e transmita este pedido a ela”, disse Schinas.
O vice-presidente da Comissão destacou a importância da participação dos jovens nas eleições europeias, previstas para ocorrer de 6 a 9 de junho, classificando-a como “crucial”. O pedido surge em um momento em que as primeiras pesquisas indicam um fortalecimento no apoio à extrema direita.
O papel dos jovens na União Europeia
Na opinião de Schinas, os jovens da União Europeia “são os que mais desfrutam das nossas sociedades abertas e democráticas, das oportunidades em educação e treinamento (…), da mobilidade e das nossas fronteiras abertas”.
Nas últimas eleições europeias, em 2019, a participação dos jovens foi notável: 42% dos eleitores com menos de 25 anos habilitados para votar foram às urnas, enquanto, no grupo etário entre 25 e 29 anos, o índice de participação subiu para 47%.
Resta ver se Taylor Swift aceitará o convite.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)