Surto de gripe aviária em rebanhos nos EUA
Gripe aviária agora é transmitida entre bovinos nos EUA, ameaçando a saúde pública e economia agrícola. Mais detalhes sobre o surto e medidas de controle.
Recentemente, foi divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) uma atualização preocupante sobre a situação da gripe aviária. A infecção, que afeta principalmente aves, agora foi confirmada como sendo transmitida entre o gado em diversos rebanhos leiteiros pelo país.
O que sabemos sobre a transmissão do vírus?
Investigações estão em andamento para decifrar o método exato de transmissão do vírus que influi significativamente na saúde pública e na economia agrícola. Especialistas da área, junto ao USDA, revelaram que a transmissão entre bovinos é uma realidade, trazendo um novo nível de complicação para o controle da doença. De acordo com o Dr. Jim Lowe, reitor-associado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois, a transmissão interespécies é a única explicação viável para a atual dispersão do vírus observada nas fazendas.
Como o vírus está impactando os rebanhos?
Os rebanhos de oito diferentes estados nos EUA reportaram casos positivos do vírus no último mês. Este cenário não somente afeta a produção de leite, mas também consegue transmitir o vírus de volta para as avícolas por meios ainda não identificados, complicando ainda mais a situação. “O vírus, encontrado em alta concentração no leite, pode ser disseminado por qualquer sujeito ou objeto que entre em contato com o leite não pasteurizado”, informou o USDA.
Quais são as medidas de prevenção e controle sendo tomadas?
A implementação de medidas de segurança e biossegurança nas fazendas é essencial para conter o avanço da doença. A investigação continuará a cargo do USDA para determinar as rotas exatas de transmissão e modelar estratégias eficazes que limitarão a disseminação do vírus entre as espécies. A cooperação entre fazendeiros, veterinários e autoridades de saúde pública é fundamental para o sucesso dessas medidas.
A descoberta da transmissão da gripe aviária entre bovinos ressalta a necessidade de vigilância continua e adaptação das práticas agrícolas para garantir a segurança na produção de alimentos e a saúde pública. As próximas semanas serão cruciais para determinar o sucesso das medidas implementadas e para proporcionar uma resposta firme contra a expansão do surto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)