Supremo de Israel manda Netanyahu demitir ministro
A Suprema Corte de Israel determinou nesta quarta (18) que Binyamin Netanyahu (foto) demita um dos principais ministros de seu gabinete, Aryeh Deri, devido a uma condenação por fraude fiscal...
A Suprema Corte de Israel determinou nesta quarta (18) que Binyamin Netanyahu (foto) demita um dos principais ministros de seu gabinete, Aryeh Deri, devido a uma condenação por fraude fiscal, informa a agência Reuters.
Deri é líder do partido ultrarreligioso Shas e comanda as pastas do Interior e da Saúde no governo do primeiro-ministro israelense. No ano passado, ele confessou o crime de fraude fiscal em um acordo judicial para evitar sua prisão.
Segundo a Reuters, a decisão “se insere em um contexto de tensão crescente entre o primeiro-ministro e o Judiciário”. Netanyahu propôs uma reforma judicial que permitiria ao Knesset, o Parlamento de Israel, derrubar decisões do Supremo por votação com maioria simples.
O governo do premiê alega que a reforma é necessária para tirar o Judiciário das mãos de magistrados “elitistas” e “tendenciosos”. Opositores argumentam que ela minaria a independência da Justiça.
Na prática, a mudança daria superpoderes a Netanyahu e sua coalizão —se ela já estivesse vigente, a ordem de demitir o ministro poderia ser derrubada pelo Parlamento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)