Sobe número de mortos nos incêndios em Los Angeles
Cidade americana enfrenta um dos desastres naturais mais devastadores da história, com 180 mil evacuados e destruição em massa
Os incêndios florestais que assolam Los Angeles já provocaram 16 mortes e obrigaram mais de 180 mil pessoas a deixarem suas casas. A cidade americana enfrenta um dos desastres naturais mais devastadores de sua história recente, com mais de 12 mil estruturas destruídas e mais de 145 km² consumidos pelas chamas, segundo dados do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire).
O incêndio em Pacific Palisades, o mais destrutivo registrado em Los Angeles, segue fora de controle e ameaça outros bairros nobres como Brentwood e Bel Air.
Já o incêndio Eaton, que atinge regiões próximas a Pasadena e Altadena, é o segundo mais devastador, com apenas 15% das chamas contidas.
Ambos os focos concentraram o maior número de mortes até agora: 11 em Eaton e 5 em Palisades.
Evacuações em massa
Os bairros de Brentwood e Encino, conhecidos por suas mansões e moradores famosos como LeBron James e Kamala Harris, estão sob ordens de evacuação obrigatória.
O Getty Center, que abriga 125 mil obras de arte, também corre risco. Na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), estudantes foram retirados do campus devido à proximidade das chamas.
O governador Gavin Newsom declarou estado de emergência e enviou 400 membros da Guarda Nacional para auxiliar nos esforços de combate ao fogo. No entanto, as operações enfrentam dificuldades devido aos ventos secos e à falta de água em alguns hidrantes, atribuída à manutenção de um reservatório da cidade.
Estimativas da AccuWeather Inc. apontam que os danos causados pelos incêndios podem alcançar entre US$ 135 bilhões e US$ 150 bilhões, incluindo perdas econômicas indiretas.
Enquanto isso, críticas à gestão municipal e estadual surgem. A chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, responsabilizou cortes no orçamento pelos desafios enfrentados na resposta ao incêndio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)