Senador republicano pede sanções ao Brasil por navios do Irã
O senador republicano Ted Cruz (foto) defendeu que os EUA adotem sanções contra o Brasil pela autorização para que dois navios de guerra no Irã atracassem no porto do Rio de Janeiro...
O senador republicano Ted Cruz (foto) defendeu que os EUA adotem sanções contra o Brasil pela autorização para que dois navios de guerra no Irã atracassem no porto do Rio de Janeiro, informa a Folha.
Cruz, que é um dos principais nomes do partido de Donald Trump e integra a Comissão de Relações Exteriores do Senado americano, afirmou que a presença dos navios iranianos no Rio é “uma ameaça direta à segurança dos americanos”.
“Os EUA têm sanções e leis antiterrorismo projetadas exatamente para deter e responder a essas ameaças”, declarou o senador pelo Texas.
“Esses navios de guerra iranianos já estão sob sanções e, portanto, o porto do Rio de Janeiro (…) corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos”, acrescentou Cruz, que chamou Lula de “chavista alinhado contra os EUA”.
O governo do democrata Joe Biden também se irritou com a autorização da Marinha do Brasil para que os navios Iris Makran e Iris Dena ficassem atracados no Rio de 26 de fevereiro a 4 de março, na mesma semana da visita de John Kerry, o enviado especial da Casa Branca para o clima, ao Brasil.
Em meados de fevereiro, a nova embaixadora dos EUA em Brasília, Elizabeth Bagley, afirmou que o Brasil não deveria receber os navios iranianos.
“No passado, [eles] facilitaram comércio ilícito e atividades terroristas e já sofreram sanções da ONU. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em nenhum lugar”, disse Bagley.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)