Secretário-geral da Otan: russos continuam planejando “ataque completo” à Ucrânia
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), voltou a falar sobre a crise envolvendo Rússia e Ucrânia. Em coletiva em Bruxelas há pouco, ele afirmou que todos os indícios apontam que os russos continuam planejando um "ataque completo"...
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg (foto), voltou a falar sobre a crise envolvendo Rússia e Ucrânia. Em coletiva em Bruxelas há pouco, ele afirmou que todos os indícios apontam que os russos continuam planejando um “ataque completo”.
Jens Stoltenberg deu a declaração ao ser questionado sobre o envio de tropas militares para a região de Donbas. Ele alertou que existe a possibilidade de uma ofensiva russa “a qualquer momento”.
“Toda indicação é de que a Rússia continua planejando um ataque completo […] Nós vimos esse aumento das forças militares. Eles prometeram retirar [as tropas], mas continuam aumentando. As forças estão saindo dos campos, estão em formação de combate e prontas para atacar”, acrescentou.
O secretário-geral da Otan também fez um apelo para que Vladimir Putin recue. “Ao mesmo tempo, não é tarde demais para não atacar. E é por isso que continuamos pedindo à Rússia que dê um passo para trás e que se esforce para encontrar uma solução política. […] Estamos prontos para sentar e conversar com os russos de peito aberto”, afirmou.
Caso isso não ocorra, Jens Stoltenberg voltou a falar em sanções e disse a Rússia pagará o preço, se decidir atacar a Ucrânia. “A resposta à Rússia está pronta, mas ainda não foi mobilizada”, concluiu.
Como mostramos, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, suspendeu o processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, que transportaria gás natural da Rússia para o país. Já o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou sanções contra cinco bancos russos e três empresários ligados ao país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)