Secretário de Estado dos EUA cancela reunião com chanceler da Rússia
O chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken (foto), anunciou nesta terça, 22, o cancelamento da reunião que estava prevista entre ele e seu colega russo, Serguei Lavrov...
O chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken (foto), anunciou nesta terça, 22, o cancelamento da reunião que estava prevista entre ele e seu colega russo, Serguei Lavrov.
O motivo do cancelamento, claro, foi a atitude de Vladimir Putin reconhecendo a independência de duas regiões separatistas na Ucrânia, Donetsk e Luhansk, e enviando tropas à área para a “manutenção da paz”. Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que a medida marcava o “início da invasão à Ucrânia”.
“A nova invasão russa da Ucrânia, que começou agora, significa claramente que a ideia de ter uma reunião nesta semana com o ministro Lavrov para buscar a diplomacia —diplomacia agora rejeitada pela Rússia— não faz sentido”, disse Blinken após se reunir no Departamento de Estado com o chanceler ucraniano, Dmytro Kuleba.
O secretário de Estado acrescentou que os EUA podem voltar a buscar solução diplomática para o conflito se os russos “desescalarem” (diminuírem) sua agressão à Ucrânia.
Kuleba, por sua vez, elogiou as sanções anunciadas hoje por Biden, mas pediu ações ainda mais fortes. Também disse que a Ucrânia buscará a diplomacia, se possível, para evitar uma invasão russa completa, mas se isso falhar os ucranianos lutarão “por cada centímetro de nossa terra”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)