Saqueadores disfarçados de bombeiros são presos em Los Angeles
Segundo as autoridades, os suspeitos fingiam integrar um quartel de bombeiros para facilitar saques em meio a incêndios
Ao menos 29 pessoas disfarçadas de bombeiros foram detidas na noite de sábado, 11, em Los Angeles, onde incêndios florestais forçaram milhares de moradores a abandonar suas casas.
Segundo as autoridades, os suspeitos fingiam integrar um quartel de bombeiros para facilitar saques.
A maior parte das prisões ocorreu em Eaton e no bairro de Pacific Palisades, informou o Los Angeles Times.
O chefe da polícia de Los Angeles, Jim McDonnell, afirmou ao jornal que alguns detidos utilizavam uniformes e equipamentos para invadir residências.
“Há pessoas dispostas a tudo para cometer crimes”, afirmou. Já o xerife Robert Luna revelou que alguns suspeitos portavam armas e drogas e não eram residentes locais.
Em Pacific Palisades, uma placa improvisada com a mensagem “saqueadores serão baleados” reflete a indignação de moradores. Muitos reclamam de atrasos nas inspeções de casas, com filas que chegam a 10 horas, e criticam a má gestão, como os hidrantes que secaram no início dos incêndios.
Rastro de destruição
A AccuWeather estima que os prejuízos econômicos do desastre variem entre US$ 135 bilhões e US$ 150 bilhões, abrangendo danos materiais, interrupções na cadeia de suprimentos e perdas de salários.
Os atuais incêndios florestais de Los Angeles já se consolidam como um dos eventos mais caros e mortais da história moderna dos EUA.
As chamas já destruíram quase 10 mil acres na região, além de ter causado 16 mortes, segundo dados divulgados neste domingo.
Um dos focos mais graves, em Pacific Palisades, ameaça o Getty Center e áreas densamente povoadas, como o Vale de San Fernando. Até agora, apenas 11% das chamas foram contidas, segundo as autoridades.
A reação de Trump
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar autoridades da Califórnia neste domingo, 12, pela gestão dos incêndios florestais que devastam Los Angeles.
Trump chamou os responsáveis de “incompetentes” e criticou a demora para controlar as chamas.
“Os incêndios continuam queimando em Los Angeles. Políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los”, escreveu Trump na rede Truth Social. “Milhares de grandes casas desapareceram e muitas outras logo serão perdidas. Há mortes por toda parte.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
12.01.2025 17:42É em todo lugar. Que horrível.