Rússia lança ataque massivo com mísseis e drones contra Ucrânia
Ataque combinado de drones e mísseis foi o mais poderoso em três meses
A Rússia lançou na manhã deste domingo, 17, um ataque “em larga escala” com alvo nas infraestruturas de energia da Ucrânia, afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Segundo disse, 120 mísseis e 90 drones foram lançados contra o país.
O ataque combinado de drones e mísseis foi o mais poderoso em três meses, segundo o chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, Serhii Popko.
Segundo Zelensky, a Rússia utilizou vários tipos de drones, incluindo Shaheds iranianos, além de mísseis de cruzeiro, balísticos e mísseis balísticos lançados por aeronaves.
As forças de defesa ucranianas abateram 140 alvos aéreos, afirmou o presidente em declaração no Telegram.
“O alvo do inimigo eram as nossas infraestruturas energéticas em toda a Ucrânia. Infelizmente, há danos em objetos provocados por impactos e queda de destroços. Em Mykolaiv, como resultado de um ataque de drone, duas pessoas foram mortas e outras seis ficaram feridas, incluindo duas crianças”, afirmou.
A operadora de energia ucraniana DTEK já havia anunciado mais cedo ter registrado “cortes de energia de emergência” na região de Kiev e em duas regiões do leste do país, após um ataque russo à rede energética.
Também foram atingidas infraestruturas energéticas nas regiões de Donetsk e de Dnipropetrovsk.
Rússia intensifica ataques
A Rússia tem bombardeado sistematicamente alvos civis na Ucrânia com drones e mísseis. Os russos têm como alvo particular o fornecimento de energia, o que agrava os problemas da população, à medida que o inverno se aproxima.
Nas últimas semanas, o número de ataques de drones aumentou paralelamente à queda das temperaturas.
Segundo a emissora americana ABC, o número de ataques aumentou 44% na semana seguinte à vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Trump anunciou que mediará uma paz rápida entre a Rússia e a Ucrânia.
Leia também:
“Guerra terminará mais cedo”, diz Zelensky sobre eleição de Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)